DOC conta a história do SUS
SUS atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.
1 min de leitura
O filme “Saúde tem Cura”, dirigido pelo cineasta das utopias Silvio Tendler, estreou no dia 08 de junho de 2022 e pode ser acessado gratuitamente no canal de Youtube da produtora cinematográfica Caliban.
O documentário de 94 minutos realizado inteiramente durante a pandemia aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. Sua realização tem a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
O filme mostra como era o Brasil antes do SUS, quando o acesso à saúde tinha um viés elitista baseado em privilégios, e compara com a atualidade. O sistema de saúde brasileiro é público, universal e gratuito. Está presente em mais de 5 mil municípios, com atendimento do básico ao complexo, urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica.
O documentário conta sobre a luta para a criação do SUS, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública no Brasil. Conta com depoimentos de médicos que participaram da sua criação, como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo, de profissionais que atuam no dia a dia do sistema, de representantes da sociedade civil e de usuários.