Conheça alguns pilares da LONGEVIDADE
Sono de qualidade, alimentação balanceada e exercícios físicos são elementos essenciais na busca por uma vida longa e saudável
2 min de leitura
A forma como envelhecemos depende não só dos aspectos incontroláveis (genéticos, sociais e culturais), mas também de um conjunto de ações/decisões que ocorrem ao longo da vida. Hoje sabemos que sono de qualidade, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos formam um tripé essencial na busca por longevidade e saúde. Entenda melhor lendo os três pilares que descrevemos aqui.
Noites bem dormidas fazem toda a diferença
Dormir mal afeta negativamente o organismo, principalmente quando a situação é recorrente. Durante o sono, nosso corpo renova as energias - ocorre a reparação dos tecidos e a eliminação das toxinas acumuladas ao longo do dia. E tem mais: um bom descanso ajuda a prevenir a obesidade e diminui a resistência à insulina, além de fortalecer a memória, o desempenho cognitivo e o condicionamento físico.
Alimentação saudável e equilibrada
De acordo com o nutricionista Gustavo Bortolini, boas escolhas nutricionais podem amenizar os efeitos do avanço da idade e fortalecer o sistema imunológico, além de afastar a desnutrição, que é um dos principais inimigos da saúde de idosos. Para tanto, ele recomenda o consumo de produtos in natura e orgânicos, boa hidratação e a escolha de alimentos variados, ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, sementes, nozes, proteínas magras e laticínios.
Fugindo do Sedentarismo
Corpo em movimento é sinônimo de saúde e bem-estar, por isso, fugir do sedentarismo é a melhor opção. Segundo o personal trainer Ismael Alberton, a prática regular de atividade/exercícios físicos é essencial para minimizar os danos que acompanham o processo natural de envelhecimento, como redução da força e massa muscular ou mesmo a perda de equilíbrio, flexibilidade e agilidade. Ou seja: idosos ativos fisicamente têm ganhos significativos para o corpo e mente, adquirindo também mais independência e autonomia.