Acupuntura traz incontáveis benefícios
Técnica milenar chinesa é chave para saúde e bem-estar

4 min de leitura
Os médicos de diversas dinastias chinesas criaram essa especialidade há milhares de anos, utilizando teorias como o Yin e o Yang e desde então, vem sendo aplicada e aperfeiçoada ao longo dos tempos.
Por seus resultados e eficiência na cura e na prevenção de doenças, a Acupuntura conquistou o mundo e acabou aceita pelos métodos tradicionais da medicina ocidental.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) indica o tratamento com Acupuntura para dezenas de doenças. No Brasil, a técnica foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, em 1995, mas sua aplicação não é exclusividade dos médicos.
A partir de 2006, passou a integrar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) disponibilizadas gratuitamente pelo no SUS de diversos municípios.
As sessões de acupuntura são feitas por um acupunturista, que pode ser um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e não necessita de anestesia.
Os pontos de acupuntura, conhecidos como meridianos, são os locais exatos onde são aplicadas técnicas para estimular a energia ou liberar seu excesso através de agulhas muito finas, pressão, massagem ou calor, restabelecendo o equilíbrio e, assim, aliviando sintomas.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa existem 12 meridianos que estão relacionados a vários órgãos como pulmão, baço, intestino, bexiga e vesícula. Algumas partes do corpo, como os pés e orelhas, possuem vários pontos, que também podem ser estimulados para aliviar sintomas específicos.
A acupuntura é uma técnica segura de baixo risco, podendo ser aplicada em crianças, gestantes e ou idosos. O recomendável é escolher um profissional qualificado e clínicas certificadas.
Benefícios da acupuntura
Atua como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, causando o alívio de dores crônicas em geral.
Previne e ameniza os sintomas de alergias.
Trata incontinência urinária.
Para aqueles que desejam parar de fumar, se livrar do alcoolismo ou de outras drogas, a acupuntura também pode ser uma grande aliada, aliviando os sintomas da abstinência, como ansiedade e insônia.
Para quem sofre com dor de cabeça, a técnica diminui até mesmo crises graves de enxaqueca e pode eliminar a recorrência.
Depressão e ansiedade - estimula a produção dos hormônios da serotonina e endorfina, trazendo alegria, bem-estar e relaxamento.
Melhoria no funcionamento dos órgãos. Aumento de imunidade. Relaxamento profundo.
Para as mulheres
Essa técnica pode ser excelente no auxílio do tratamento de ovários policísticos. Ajuda a regular o ciclo menstrual e os níveis hormonais. Alivia os sintomas da menopausa. Possui efeitos sobre as estruturas cerebrais que coordenam as funções hormonais, que, quando estimuladas, ajudam a combater os fogachos e a secura vaginal, melhorando, também, a ansiedade e o sono. Ajuda nos sintomas da TPM, como nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e mau humor.
Acupuntura estética
A chamada acupuntura estética pode tratar qualquer tipo de alteração na pele, desde que seja em grau leve a moderada, sendo a melhor indicação para prevenir os sinais do envelhecimento da pele. Celulites, rugas, acne, gorduras localizadas, flacidez, estrias, queloides, olheiras, cicatrizes de acne e melasma estão na lista dos problemas tratáveis e a melhora pode ser visível, em média, em quatro ou cinco sessões.
Principais tipos de acupuntura
1. Acupuntura tradicional
A acupuntura tradicional é a mais comum e a sua realização geralmente envolve a aplicação cuidadosa de agulhas finas de aço inoxidável em pontos específicos (meridianos) sobre a pele. O atendimento é feito em macas, com a pessoa deitada e relaxada. As agulhas geralmente são deixadas por cerca de 10 a 20 minutos e depois retiradas.
2. Eletroacupuntura
Utilização de um aparelho para aplicar um estímulo elétrico às agulhas finas tradicionalmente utilizadas na acupuntura, potencializando sua ação.
3. Acupuntura auricular
Também conhecida como auriculoterapia, consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas ou semente em pontos específicos na orelha.
4. Ventosaterapia
A ventosaterapia, também conhecida como cupping consiste na aplicação de ventosas ou pequenos potes em pontos específicos sobre a pele causando uma pressão negativa, que pode ser feita por meio sucção ou aplicação de calor.
5. Moxabustão
A moxabustão é uma técnica de acupuntura que consiste no uso de calor para estimular pontos específicos da pele. O calor provem da queima de um bastão feito com ervas especiais, como a artemísia.