6 dicas para se alimentar bem no verão
Veja as dicas do que comer para aproveitar bem a estação e não se esqueça: hidratação é sinônimo de saúde e beleza
3 min de leitura
Aproveite o verão para consumir legumes, verduras e frutas à vontade. Eles são de fácil digestão e evitam aquela sensação de empachamento que pode comprometer sua disposição para as atividades. As saladas podem ser temperadas com azeite, vinagre e limão.
Importante: evite comer maionese de batatas fora de casa nessa época do ano, pois podem conter ovos crus contaminados por bactérias como a perigosa salmonela. Em casa, opte por receitas somente com ovos cozidos.
Lembre-se que sua saúde é o mais importante, por isso não a sacrifique aderindo a dietas milagrosas que colocam em risco o seu bem-estar.
Invista na reeducação alimentar e divirta-se. Afinal de contas você só pode aproveitar o verão uma vez por ano.
Fontes de energia
Os alimentos que são ricos em carboidratos complexos, como os cereais integrais, frutas, verduras, arroz e feijão, são uma ótima fonte de energia e ajudam a regular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o consumo de açúcar e doces em geral, pois eles são absorvidos rapidamente, elevando em picos a quantidade de açúcar no sangue, o que não é recomendável.
Petiscos naturais
Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos “tira-gostos”, como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas).
Uma boa opção é substituí-los por legumes temperados e cortados em tiras (pepinos, cenouras, abobrinhas etc.) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.
Lanches
Sanduíches naturais são deliciosos, porém não substituem uma refeição e devem ser preparados na hora que forem consumidos. Eles podem ser uma opção nos lanches durante a manhã e à tarde, como acompanhamento aos sucos.
Para a pele
Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).
Para o bronzeado
O betacaroteno ajuda na obtenção e manutenção de um bronzeado mais intenso, por isso o melhor é iniciar a ingestão de alimentos ricos nessa substância 15 dias antes do veraneio, mantendo a ingestão durante todo o verão. Alimentos ricos em betacaroteno geralmente têm coloração amarelada ou alaranjada, como a cenoura, a abóbora, o damasco, a laranja, o mamão, a manga e o pêssego.
Ah, o sorvete!
Respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen yogurte, sem coberturas, caldas e outras delícias.
Preparados com açaí são uma ótima maneira de resfriar o corpo e repor as energias gastas com o excesso de atividades físicas. No entanto, evite o consumo exagerado de açaí, pois ele é bastante calórico, devendo ser ingerido após o treino e não antes do treino.
Hidratação
Se você pratica exercício físico, esteja mais atento à reposição de líquidos e sais minerais; uma opção é o consumo de bebidas isotônicas durante o exercício. Recomenda-se a ingestão de no mínimo três litros de líquido por dia.
Mantenha seu organismo bem hidratado e abuse de água, sucos naturais e bebidas isotônicas, repondo assim os sais perdidos com a transpiração. Tente evitar sucos industrializados, pois eles contêm grande quantidade de açúcar e conservantes.