5 dicas para manter a boa saúde no Outono
Terapeuta ayurvédico compartilha um detox fácil para se preparar para a nova estação
3 min de leitura
O Outono teve início em 20 de março e a chegada da nova estação traz mudanças no clima que se refletem diretamente em nosso corpo e nossa saúde.
Segundo o terapeuta ayurvédico, Paulo Alvarenga, o ambiente externo influencia o ambiente interno do nosso organismo e convém adotar algumas práticas para atravessar a estação mantendo uma boa imunidade.
“O Outono traz dias secos e frios, normalmente com muito vento. Isto agrava o elemento ar no organismo. São condições que favorecem um processo inflamatório e um processo ressecante. É preciso adotar uma alimentação que faça o oposto”, explica o terapeuta.
Paulo Alvarenga compartilha com os leitores do Nosso Bem Estar algumas dicas de ouro de alimentação e de hábitos para fortalecer a imunidade na nova estação.
1 – Mude a dieta
O Outono exige uma dieta mais líquida com sopas, frutas da estação e sucos. O clima está frio e seco, então a alimentação para equilibrar tem que ser quente e úmida. Dê preferência para as sopas cremosas bem condimentadas com especiarias como gengibre, cúrcuma, cominho, sementes de mostarda, fenogrego, alho, coentro, orégano, pimenta do reino, entre outras.
2 – Oleação
Adote o óleo de gergelim para a massagem externa, já que a pele também tende a se ressecar. Para evitar o ressecamento interno, incremente o uso de óleos na alimentação. Dê preferência para o próprio óleo de gergelim e o tahine (manteiga de gergelim).
3 – Detox
A mudança de estação é uma boa hora para promover uma boa limpeza intestinal, que pode ser feita com uma colher de sopa de óleo de rícino pela manhã em jejum. Para driblar o sabor desagradável, experimente tomar com 50 ml de suco de uva integral. Escolha um dia em que possa ficar perto de um vaso sanitário. Repita o procedimento após15 dias.
4 – Hidratação
Abuse da hidratação nesta época. Suco de laranja misturado com água de coco é um excelente hidratante.
5 – Fogo digestivo
Crie condições para não derrubar o fogo digestivo. Para isto, dê a preferência para alimentos mais cozidos, ao invés de alimentos crus, que são de mais difícil digestão. Reduza farináceos, principalmente farinhas brancas, e laticínios.
Imunidade em alta
Nestes tempos de emergência climática em que a temperatura varia para extremos e de forma muito rápida, um dos grandes desafios da humanidade é manter a imunidade em alta.
No período pós-pandemia, observa-se uma queda generalizada da imunidade, com muitas infestações de vírus, muitas bactérias e uma onda bastante expressiva de infestação de covid e outras doenças respiratórias.
“A imunidade sob o olhar da medicina ayurvédica é a capacidade do nosso organismo de resistir aos agentes externos (bactérias, vírus), mas também está relacionada ao nosso equilíbrio mental e emocional – o quanto resistimos às adversidades que a vida nos apresenta, como perdas, frustrações, etc”, explica o terapeuta Paulo Alvarenga.
Neste caso a dica de ouro que ele compartilha é manter o equilíbrio físico - com um bom processo de digestão, assimilação e eliminação dos alimentos - e a sanidade mental e emocional - se afastando principalmente de ansiedades e de medos, consideradas as emoções que mais derrubam a imunidade.