RS deve ganhar parque marinho
As primeiras audiências públicas para a criação do Parque Nacional de Albardão, no litoral sul do estado, acontecem no final de abril
2 min de leitura
Neste final do mês de abril, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inicia a fase das consultas públicas para a criação do Parque Nacional Marinho do Albardão, no litoral do Rio Grande do Sul, com área de 1,6 milhões de hectares, sendo a maioria em ambiente marinho e apenas 21 mil hectares em ambiente terrestre. O nome Albardão faz referência ao farol presente na área desde 1909.
O ICMBio realizará duas consultas públicas nos dias 29 e 30 de abril, nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande (RS), com o objetivo de debater o processo de criação do Parque Nacional de Albardão, no Rio Grande do Sul.
Sobre a área
A área do Parque está localizada no litoral médio para o sul, onde ainda estão algumas das praias mais selvagens do Brasil, com vasto campo de dunas e uma diversidade de fauna e flora de grande riqueza. Parte da área já é considerada área de proteção permanente (APP).
Conforme dados do ICMBio, a região é o lar de diversas espécies, incluindo três tipos de tartarugas marinhas (tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro), além de dez espécies de mamíferos marinhos como a baleia-franca, o golfinho-nariz-de-garrafa, a toninha, leões e lobos-marinhos, e animais ameaçados como o cação-anjo, o cação-listrado, o tubarão-martelo e outras 18 espécies.
Imagem: Acervo ICMBio
A área também possui uma rica biodiversidade de aves marinhas e costeiras (15 espécies) e de aves pelágicas (27 espécies), tanto residentes quanto migratórias, além de espécies terrestres costeiras e lagunares. Entre os mamíferos terrestres que habitam a praia isolada do futuro parque estão o tuco-tuco-da-praia e o graxaim, enquanto répteis e anfíbios incluem o sapo-da-duna e a lagartixa-da-areia. “
A criação de uma Unidade de Conservação aqui não só protegeria esta área vital trazendo benefícios para a nossa comunidade, mas também serviria como um símbolo importante para a conservação ambiental em todo o Brasil”, justifica a petição que está rolando na internet.
As informações técnicas sobre a proposta de criação do Parque Nacional do Albardão-RS estão na página do ICMBio.
Você também pode apoiar a criação do Parque Nacional de Albardão clicando aqui
Participe das audiências públicas:
29 de abril de 2024 - Município de Rio Grande-RS - às 14h, na Universidade Federal de Rio Grande - Campus Carreiros, Av. Itália km 8, bairro Carreiros, Rio Grande, RS, CEP: 96203-900.
30 de abril de 2024 – Município de Santa Vitória do Palmar–RS - às 14h, no Auditório do LaTur FURG - Campus Santa Vitória do Palmar, Rua Glicério P. de Carvalho, 303, Santa Vitória do Palmar, RS, CEP: 96230-000.