Quando o inverno chegar
Meteorologia projeta temperatura acima da média
2 min de leitura
O inverno 2023 inicia dia 21 de junho às 11h59. No inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas. Então, como dizem, é “um tempo perfeito para sonhar mais”.
A boa notícia sobre o inverno deste ano foi divulgada recentemente pela empresa de meteorologia MetSul.
Segundo a meteorologista Estael Sias, neste ano o frio será mais escasso. As projeções de vários dos principais modelos climáticos internacionais apontam que a estação fria neste ano deve ter temperatura acima da média no Sul do Brasil e muito acima da climatologia histórica no Centro do país.
Araucária na geada - Foto Rose Brogliato
Mas, embora neste ano a tendência seja de um inverno com menos dias de frio seco e intenso, na comparação com anos anteriores, não significa ausência de frio.
“Invernos de marcas acima da média climatológica também registram episódios de muito frio, mas os dias gelados devem ocorrer em menor quantidade. Por outro lado, a perspectiva de um evento de El Niño se instalando durante a estação deve trazer um aumento da chuva e vários dias úmidos no Sul do país, em particular na segunda metade do inverno”, prevê a meteorologista Estael Sias.
Assim, até o dia 23 de setembro, quando “É Primavera”, vamos sonhando, nos cuidando, cuidando de quem está próximo e ajudando quem não tem a bênção de casa e comida quentinhas. Que o friozinho possa trazer mais abraços apertados e mais calor humano para aquecer os dias.
Ovelhas na neve na Serra Gaúcha - 2021 - Foto Rose Brogliato
Ah, sim! E que não nos falte um bom livro e poesia para aquecer corações e mentes:\
“Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável, Porque para o meu ser adequado à existência das cousas O natural é o agradável só por ser natural. Aceito as dificuldades da vida porque são o destino, Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno — Calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita, E encontra uma alegria no fato de aceitar — No fato sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável.
Trecho do poema “Quando Está Frio no Tempo do Frio”, de Alberto Caeiro, in “Poemas Inconjuntos”. Heterónimo de Fernando Pessoa
Leia também: