O poder dos Jogos Olímpicos

No passado, eles eram capazes de interromper as guerras. Os jogos de Paris de 2024 se empenham pela inclusão, igualdade e paz

Redação NBE

Redação NBE

22/07/2024
O poder dos Jogos Olímpicos Florian Hulleu/Paris 2024

2 min de leitura

Os Jogos Olímpicos têm suas raízes na Grécia Antiga, há mais de 2.700 a.C, onde eram realizados em honra aos deuses e como uma demonstração de virtude e habilidade física. Os antigos gregos acreditavam que o esporte era uma parte essencial da educação e do desenvolvimento do caráter.

Os Jogos eram um momento de união e celebração para as diversas cidades-estado gregas. As competições assumiram um papel fundamental na vida dos gregos e eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”.

Após séculos de interrupção, os Jogos Olímpicos foram revividos na era moderna em Atenas, em 1896, por iniciativa do francês Barão de Coubertin. Desde então, os Jogos Olímpicos têm sido realizados regularmente a cada quatro anos, com exceção de alguns períodos devido a conflitos mundiais.

O Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.

Hoje são considerados muito mais do que apenas uma competição esportiva. Eles representam uma oportunidade para os países se unirem em um espírito de respeito mútuo e amizade. Além disso, são uma plataforma para promover valores universais, como inclusão, igualdade e paz.

Como em qualquer evento desse porte, há muitos conflitos acontecendo na França. Ao mesmo tempo, há mais de 20 guerras ou revoltas armadas em curso no mundo neste momento. Mas, a expectativa é que os ideais que inspiram os jogos olímpicos superem as adversidades.

Jogos Olímpicos de Paris

Em 26 de julho de 2024, às 14h30 pelo horário de Brasília, os Jogos Olímpicos de Paris serão abertos com uma celebração inovadora focada nos atletas com um desfile ao longo do rio Sena.

Pela primeira vez na história, as comunidades do país-sede ressoarão como nunca antes no ritmo dos Jogos. Graças a uma abordagem pioneira, vários lugares e espaços em toda a França e territórios ultramarinos franceses se tornarão lugares de celebração e de eventos.

A ambição de Paris 2024 é oferecer os Jogos para todos; para isso, foram criados locais de celebração no coração da "Cidade Luz".

Todos os dias, no Parque dos Campeões, aos pés da Torre Eiffel, acontecerá a celebração dos medalhistas do dia anterior, convidados a participar de um desfile e de um encontro com o público, seguido de exibição ao vivo dos principais momentos esportivos do dia.

A programação também contará com apresentações de artistas e atividades culturais, contribuindo para tornar o Parque dos Campeões em uma experiência comemorativa completa e universal, além de um espaço para a celebração do esporte.

Acompanhe a programação das Olimpíadas de Paris 2024.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Em defesa das árvores

O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá está lançando um manifesto público para impedir a aprovação de lei que vai facilitar cortes e podas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Feiras ecológicas comemoram o fim das sacolas plásticas

Ação iniciada em 2019 já resultou em cerca de 10 milhões de sacolas plásticas a menos no ambiente

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

E se as Mulheres Projetassem a Cidade?

Livro da urbanista May East é baseado em entrevista com 274 mulheres durante caminhadas urbanas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail