Livro conta a militância de José Lutzenberger
Criação da reserva Yanomami é um de seus legados
3 min de leitura
Lançado em abril de 2023, o livro José Lutzenberger: um ambientalista global é mais uma importante publicação que se soma para contar a história do mais importante ambientalista do Rio Grande do Sul.
A obra é fruto de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq, coordenado por uma das autoras, Elenita Malta Pereira, doutora em História pela UFRGS e professora de História na Universidade Federal de Rondonópolis-MT. O projeto contou com a participação de dois bolsistas, que também assinam como autores do livro: Sara Rocha Fritz e Denis Henrique Fiuza.
O livro é resultado de cinco anos de pesquisa e traz temas que permearam a atuação internacional de Lutzenberger: a defesa da floresta amazônica, que resultou no recebimento do Prêmio Nobel Alternativo, na Suécia em 1988, suas ações como Secretário Nacional do Meio Ambiente, no governo Collor (1990-92), sua participação nos preparativos da Conferência Rio-92 da ONU e na demarcação da Terra Indígena Yanomami, em 1991.
História de lutas
Entre as tantas lutas protagonizadas por Lutzenberger, a defesa da Amazônia foi a que mais o projetou internacionalmente. Ele começou a visitar a região e a lutar por ela no final da década de 1970, mas sua atuação é mais intensa nos anos 1980, quando a Amazônia se torna um tema de interesse mundial.
Lutzenberger era contra os grandes projetos desenvolvimentistas que os governos militares promoveram na região, como o projeto Jari, o projeto Carajás, o projeto Polonoroeste, a hidrelétrica de Tucuruí, entre outros.
Durante o período que atuou como Secretário Nacional do Meio Ambiente, no governo Collor, continuou essa luta, exercendo influência para que Collor demarcasse a área de reserva dos Yanomanis.
Para Lutzenberger, como ele escreveu em seu primeiro livro – o Manifesto Ecológico Brasileiro Fim do Futuro? – “tudo está ligado com tudo”.
Nesse espírito holístico os autores construíram o livro, que é também um convite para as novas gerações conhecerem a trajetória desse instigante personagem, e que, a partir dessa trajetória, possam se inspirar para tratar os grandes desafios ambientais que temos pela frente.
“Lutzenberger foi um ambientalista global, no sentido de sua intensa atuação como um mediador internacional, mas também porque as lutas ambientais possuem caráter global. O meio ambiente não tem fronteiras e as questões que o envolvem se referem à humanidade e ao planeta como um todo”, define uma das autoras, Elenita Malta Pereira.
Mais sobre Lutzenberger
José Lutzenberger (1926-2002) foi um engenheiro agrônomo e ecologista porto-alegrense que marcou e influenciou gerações na luta contra os agrotóxicos e a favor da agroecologia na agricultura. Foi um importante defensor da Floresta Amazônica e seus povos tradicionais e um divulgador da necessidade de uma ética ecológica na relação entre humanos e natureza, para ele a única possibilidade de convivência sustentável e de sobrevivência da humanidade e do planeta.
Sobre o livro
Para adquirir, contate com a autora pelo e-mail: elenitamalta@gmail.com
À venda nas livrarias Bamboletras e Ventura Livros, em Porto Alegre.
Mais sobre o projeto: Canal Lutz Global
Mais sobre a vida de José Lutzenberger
Livro Sinfonia Inacabada – A vida de José Lutzenberge_r, de Lilian Dreyer. Editora Vidicom
Leia também: