Leonardo Boff em Caxias
Encontro será no dia 12 de abril
3 min de leitura
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas
(Trecho do Preâmbulo da Carta da Terra)
O renomado teólogo, filósofo, escritor e professor Leonardo Boff realiza palestra em Caxias do Sul no dia 12 de abril, às 19h, no auditório do colégio São José. Boff vai trazer uma abordagem sensível e integrada dos direitos humanos e da mãe Terra.
Para participar, é necessário retirar ingresso junto às entidades apoiadoras. O ingresso é gratuito, mas é solicitada uma contribuição voluntária em alimentos não perecíveis ou produtos de higiene, que também pode ser entregue nas entidades promotoras.
A provocação do escritor: “Somos todos irmãs e irmãos?” em tempos de guerra, pandemia e ataques aos direitos humanos aponta reflexões. Expoente da teologia da libertação, Boff questiona que casa comum queremos construir juntos. No encontro ele falará ainda sobre ética, uso racional dos recursos naturais e as escolhas utilizadas na forma de habitar o planeta. “A Terra pode viver sem nós, mas nós não podemos viver sem a Terra”, destaca Boff.
Quem é Leonardo Boff?
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 15 de dezembro de 1938. Cursou Filosofia e Teologia. Em 1979 concluiu seu doutorado em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique. Durante 22 anos foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Boff baseia sua luta nos Direitos Humanos. Em 2001, o teólogo foi agraciado com o prêmio Nobel alternativo, em Estocolmo. Sendo autor de mais de 60 livros. Nos dias atuais Leonardo Boff mora em Petrópolis e partilha sua vida, sonhos e alegrias com a também defensora dos direitos e educadora, Marcia Maria Monteiro de Miranda.
Mais informações em: www.leonardoboff.org.
Tema: Direitos Humanos, Direitos da Mãe Terra - Somos todos irmãs e irmãos?
Data: 12 de abril, às 19h
Local: Auditório do colégio São José - Rua Os 18 do Forte, 1870 - Centro - Caxias do Sul
Ingresso solidário: Retire seu ingresso nas entidades promotoras e faça sua doação de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene.
Entidades promotoras
As entidades citadas representam lutas por direitos através de movimentos, pastorais e organizações sociais, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras da região:
Caxias do Sul:
- Cáritas Diocesana
- Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
- Coordenação Diocesana de Pastoral
- Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
- Projeto Mão Amiga
- União das Associações de Bairros - UAB
- Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv
- Sindicato dos Professores de Caxias do Sul – Sinpro/Caxias
- Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região
- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra – RS
- CUT/RS
- CPERS - 1º Núcleo
- Sindicomerciários Caxias do Sul
Bento Gonçalves:
- Sociedade 20 de Novembro
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sitracom
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves - Sindiserp
Ipê:
- Cooperativa Econativa
- Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ipê - Sintraf
Farroupilha:
- Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural - Afapan
- Associação Farroupilhense dos Produtores Orgânicos - Afagro