Participe da Hora do Planeta 2023
Movimento mundial se renova e destaca urgência
3 min de leitura
A Hora do Planeta nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália e logo ganhou o mundo. Todos os anos, centenas de milhões de pessoas se unem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática.
A iniciativa propõe na prática uma ação singela de apagar as luzes e eletrodomésticos ao longo da hora marcada em cada país, mas há muito mais por trás de um ato tão simples.
Ao desligar as luzes naquele momento específico, você transmite uma mensagem de que está preocupado e quer agir em prol do meio ambiente.
Expressar essa ação individual em uma escala maciça demonstra que queremos ajudar a mudar nosso planeta para melhor. E recentemente tivemos uma prova clara de que isso é possível. A redução das atividades industriais e urbanas em função dos lockdowns e dos isolamentos sociais provocou uma revoada de regeneração da natureza: muitos pássaros surgiram e inundaram as cidades com seu canto e outros animais passaram a ocupar espaços de forma inédita.
Em 2023, a Hora do Planeta será no dia 25 de março, entre as 20h30 e 21h30.
O símbolo do evento era 60+, mas este ano foi renovado para a representação de um calendário mais urgente (o video explica).
Os 60 minutos são um marco, porém a conscientização, o desejo de mudança e as ações pró-ativas devem estar presentes em todos as horas de nossas vidas.
A ação foi idealizada e é promovida no mundo todo pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature), com participação de governos, empresas e pessoas. Milhares de monumentos no mundo, como o Taj Mahal, na Índia, a Torre Eifel, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Laçador em Porto Alegre, entre tantos outros, também apagam suas luzes.
No Brasil, a organização convida comunidades e empresas a se juntarem a esse esforço, inscrevendo suas atividades no site da Hora do Planeta.
Como eu posso participar
Desligue as luzes de sua casa por uma hora e participe de eventos (online) específicos que estiverem sendo promovidos em sua cidade.
A Hora do Planeta não se trata de um “apagão”, e sim de uma ação voluntária. Assim, nem todas as luzes de uma cidade serão apagadas, mantendo-se principalmente aquelas necessárias para a segurança, tais como semáforos e luzes de ruas e avenidas.
Ao postar sobre a Hora do Planeta em suas redes sociais, não deixe de usar as hashtags #HoraDoPlaneta , #AMaiorHoraDoPlaneta ou #ConectadoNoPlaneta. Se preferir, utilize as hashtags globais #EarthHour e #Connect2Earth. Com isso, um maior número de pessoas poderá saber da Hora do Planeta.
Para se envolver nessa iniciativa de forma divertida e agradável...
- Jante à luz de velas.
- Promova um show acústico em rede.
- Faça brincadeiras com as crianças, como o jogo de sombras com lanternas.
- Convide amigos para uma fogueira.
- Observe o céu e as estrelas.
- Medite e/ou pratique ioga.