Feiras ecológicas comemoram o fim das sacolas plásticas
Ação iniciada em 2019 já resultou em cerca de 10 milhões de sacolas plásticas a menos no ambiente
2 min de leitura
As Feiras Ecológicas da Redenção, em Porto Alegre-RS, consideradas a maior feira de alimentos orgânicos a céu aberto da América Latina, comemoram o sucesso de uma ação que já resultou em 9.983.610 sacolas plásticas a menos no ambiente.
A ação iniciou no começo de 2019 com uma simpática iniciativa: quem não solicitasse sacolas plásticas ganhava um cupom e o depositava em uma urna. No último sábado de cada mês, eram sorteadas quatro cestas de orgânicos entre os cupons daquele mês.
Na época, cada banca distribuía uma média de 265 sacolinhas por sábado.
Feiras Sem Sacolas Plásticas
Na sequência, as Feiras Ecológicas da Redenção – Feiras dos Agricultores Ecologistas (FAE) e Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) – lançaram campanhas de adesão dos clientes à ideia e, em março de 2020 efetivaram a retirada definitiva da distribuição das embalagens em todos os finais de semana. A ação passou a se chamar Feiras Sem Sacolas Plásticas.
Mas a pandemia de 2020 obrigou a retomada da distribuição das sacolinhas após solicitação da Prefeitura de Porto Alegre por receio da transmissão do vírus no manuseio das retornáveis. O cálculo não foi realizado nesse espaço de tempo, mesmo com a expressiva diminuição de uso de sacolas pelos frequentadores.
Em outubro de 2020 foi retomada a ação Feiras Sem Sacolas Plástica nas Feiras Ecológicas da Redenção, com FAE e FEBF integrando a Semana Lixo Zero 2020.
De lá para cá, computadas também as feiras do início da ação em 2019, já são 9.983.610 sacolas plásticas a menos no ambiente.
As duas quadras dispõem de bancas parceiras que contam com sacolas retornáveis para comercialização. Na FEBF, existe o Varal da Sacola
“Os resultados desta ação foram incríveis. Novas iniciativas surgiram espontaneamente, como Varal da Sacola Vai e Vem, que disponibiliza bolsas de tecido, papel ou até mesmo plástico, reutilizadas, deixadas no local por frequentadores da feira. Qualquer pessoa pode pegar uma bolsa e devolver na próxima feira, podendo ser a mesma embalagem ou outra que tenha em casa”, conta Anahi Fros, assessora de imprensa da Feira Ecológica do Bom Fim e uma das idealizadoras da Feira Sem Sacolas Plásticas.
Segundo ela, ao longo do projeto, a iniciativa contou com parcerias importantes, como a Semana Lixo Zero e o apoio fundamental do Goethe-Institut. “Mas, a parceria mais importante foi mesmo a dos frequentadores das Feiras Ecológicas da Redenção, que se conscientizaram para a importância desta iniciativa”, destaca.