Em defesa das árvores
O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá está lançando um manifesto público para impedir a aprovação de lei que vai facilitar cortes e podas
1 min de leitura
Segundo o Coordenador Geral do InGá, o biólogo e professor Paulo Brack, o PL nº 301 de 2024, que está para ser aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, atropela os Planos Municipais de Arborização Urbana.
“Supostamente, o projeto avançaria na criação de Planos Municipais de Arborização Urbana (PMAU) em municípios com população a partir de 20 mil habitantes, em áreas rurais e urbanas no Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto o mesmo submete, prioritariamente, à facilitação de podas (não raro mutilações) e supressões na arborização, diante de conflitos potenciais com as redes de transmissão e distribuição de energia elétrica, ignorando vários atributos reconhecidos pela população no que se refere ao patrimônio inerente à vegetação urbana”, explica o manifesto.
Defende que “a vegetação urbana e rural é um patrimônio da população, nos diferentes âmbitos, e requer precaução, cuidados e a necessidade de fortalecimento dos procedimentos relativos a seu manejo, por parte dos órgãos públicos de meio ambiente”.
Leia o manifesto completo aqui e assine a campanha.