Dia Mundial do Meio Ambiente: geoparques e foco em plásticos
O tema do Dia do Meio Ambiente em 2023 se concentrará em soluções para a poluição plástica
3 min de leitura
O Rio Grande do Sul tem motivos para comemorar a Semana do Meio Ambiente de 2023. No último dia 24 de maio a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reunida em Paris reconheceu dois novos geoparques no Estado.
As áreas estão localizadas na região central. A nomeação dos destinos – Quarta Colônia e Caçapava do Sul – é uma conquista das comunidades da região, assim como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Foto de Paulo Brack
Com a decisão, o Rio Grande do Sul se torna o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Até então, apenas outros três territórios no país eram classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí).
No território gaúcho, ainda há outro geoparque que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado.
A partir de agora, os novos geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente, a fim de desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco.
Alimento orgânico
O lançamento da XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico aconteceu em nível nacional dia 29 de maio com o slogan "Produto Orgânico, Amigo do Clima".
O objetivo geral da campanha é o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, características e controle de seus sistemas de produção, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo. Saiba mais aqui
A iniciativa é do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - que desde 2005 realiza a campanha anual denominada “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, com o objetivo de conscientizar a população que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia, portanto, buscando viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma sustentável.
Para ser orgânico necessariamente esta caraterística deve ser observada ao longo de toda a cadeia de produção, ser mais harmônica com a natureza, contribuir para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.
Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2023, se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.
Estima-se que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado e cerca de 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares, tornando-se uma das maiores ameaças ao planeta. Saiba mais aqui
- Leia também sobre os plásticos