Vem aí a Semana da Compostagem Brasil
Eventos vão promover a compostagem doméstica
2 min de leitura
A Semana da Compostagem Brasil é um evento nacional idealizado pelos Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil e pelo Grupo dos Composteiros do Brasil.
Em sua segunda edição, o evento acontece em várias cidade do país,de 01 a 07 de maio.
O objetivo é incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem para as pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral.
Atividades em Porto Alegre
Em Porto Alegre (RS), cinco feiras ecológicas vão promover a educação ambiental a respeito dos resíduos sólidos domiciliares, para que os resíduos recicláveis cheguem em condições adequadas nas Unidades de Triagem. Os catadores e catadoras, que sustentam famílias, recebem material contaminado e sujo, o que prejudica o trabalho da separação e reduz o preço para a venda.
A organização é da Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do Rio Grande do Sul (Associação Agroecológica) e do Instituto Lixo Zero Brasil de Porto Alegre. Os voluntários participantes da iniciativa são de diversas áreas, em especial do Fórum dos Catadores de Porto Alegre, que reúne 21 cooperativas de catadores de materiais recicláveis da capital gaúcha.
As Feiras Ecológicas participantes são:
- Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) – sábados
- Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) – sábados
- Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD) – quartas e sábados
- Feira Ecológica da Auxiliadora – terças
- Feira Ecológica da Rômulo Teles – sábados
Atividades em Caxias do Sul
Será realizado o seminário Caminhos e Perspectivas para o Desenvolvimento da Compostagem na Serra Gaúcha, abordando a compostagem enquanto uma solução para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes.
O evento será presencial no dia 4 de maio, às 18h30, no Auditório do Bloco J na UCS, com transmissão online no Youtube do Coletivo Lixo Zero RS. Totalmente gratuito e com emissão de certificado. Contato: (54) 99957.3027,com Daniel Reolon.
Confira os temas e palestrantes:
- Desafios da logística de resíduos orgânicos compostáveis em Caxias do Sul - Henrique Koch (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
- EcoBioFábrica Beifort: modelo de compostagem em grande escala - Valdecir Ferrari (Beifort)
- Compostagem Doméstica: uma solução inevitável?! - Daniel Reolon (Compostaggio)
- Hortas urbanas, compostagem e a produção de alimentos - Valdirene Camatti Sartori (Universidade de Caxias do Sul)
Fontes: site da Ecoagência.eco.br e Coletivo Lixo Zero RS