Unimed Nordeste-RS passa a se chamar Unimed Serra Gaúcha
Cooperativa médica é responsável pelo cuidado de 460 mil vidas da região
4 min de leitura
A partir de 12 de setembro de 2024, a Unimed Nordeste-RS passa a se chamar Unimed Serra Gaúcha. Com 52 anos de fundação, a cooperativa médica conta com 1,3 mil médicos cooperados e 2,8 mil funcionários em 17 municípios da região.
Com uma carteira de clientes que inclui mais de 11 mil empresas, a cooperativa médica é responsável pelo cuidado de 460 mil vidas da região, número que se aproxima da população da segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Em número de beneficiários, é a segunda maior singular fora das capitais brasileiras e a 13ª no ranking do sistema Unimed.
A decisão de adotar o novo nome está alinhada à estratégia de fortalecer o vínculo com os 17 municípios que compõem a área de abrangência da cooperativa médica, como explica o presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite. “A troca de marca passa, principalmente, pela identificação das pessoas com a região. Tenho certeza de que essa aproximação renderá cada vez mais benefícios para a nossa comunidade”, salienta Dr. André.
Cuidado, inovação e futuro
A relação entre cuidar da saúde e o ineditismo em serviços especializados foram apresentados em projetos importantes para a região, como o novo Centro de Onco-Hematologia e, recentemente, a Casa Semente, que oferece atendimento individualizado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em março deste ano, a Unimed Serra Gaúcha foi pioneira na região ao implementar o Centro de Cirurgia Robótica, com o robô Da Vinci. Em seis meses, 77 procedimentos já foram realizados com a tecnologia.
Segundo o vice-presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Lisandro Pavan, até outubro deste ano, uma unidade da Unimed, que inclui atendimento ao cliente e uma cabine de telemedicina inédita na região, será implementada em um shopping de Caxias do Sul. Além disso, o Complexo Hospitalar vai receber melhorias com a ampliação de novos serviços e aumento no número de leitos, que estão sendo estruturados e serão inaugurados no próximo ano.
Atuação comunitária
Além de ser referência em saúde, a Unimed Serra Gaúcha ainda atua fortemente nas comunidades em que está inserida. Exemplos disso são as inúmeras iniciativas comunitárias com foco na cultura, saúde, esporte, qualidade de vida e sustentabilidade.
Dentre os programas da área de Sustentabilidade, destaca-se o projeto “Viver Melhor”, iniciativa que, há 28 anos, beneficia idosos e pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social, com acesso gratuito a atendimento médico especializado. Só em 2023, a iniciativa contemplou 1.367 pacientes vinculados a 17 instituições parceiras, com o apoio voluntário de médicos cooperados. Foram disponibilizados 2.487 consultas e 7.392 exames aos beneficiários cadastrados.
Para reforçar a nova marca, a Unimed Serra Gaúcha realizará uma série de ações que valorizam os 17 municípios de abrangência. Para estimular o turismo e fomentar a retomada econômica, a cooperativa médica lançará, a partir de outubro, a websérie “A Serra é o Nosso Lugar”, que passará por cidades de sua atuação.
Também estão programados para ocorrer, até dezembro, festivais culturais da Unimed Serra Gaúcha nas cidades de Flores da Cunha e Farroupilha.
“A troca de marca passa, principalmente, pela identificação das pessoas com a região. O nome não traz somente a clareza da nossa abrangência, mas carrega todo o significado que a Serra Gaúcha tem”, enaltece o presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite
Crédito: Tom 8D/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha conquistou recentemente, pelo 15º ano consecutivo, acreditação máxima pela ONA, considerada a principal distinção na área da saúde
Crédito: Joel Golin/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
Em março deste ano, a Unimed implementou o Centro de Cirurgia Robótica, pioneiro na Serra Gaúcha, com sala cirúrgica preparada para atender procedimentos robóticos, além de treinamento com aparelho simulador. Até 2026, cooperativa está investindo R$ 15 milhões no robô Da Vinci.
Crédito: Leonardo Zorzin/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
A Unimed Serra Gaúcha inaugurou, em abril, o Command Center. A central faz o monitoramento, em tempo real, de todos os processos do Complexo Hospitalar. Controle da qualidade do atendimento prestado aprimora a experiência do cliente e otimiza a gestão operacional.
Crédito: Fernanda Mondadori/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
Com investimento de R$ 2 milhões, Casa Semente oferece atendimento exclusivo ao acolhimento de pacientes com TEA e seus familiares, em Caxias do Sul. Segunda unidade para suporte especializado será inaugurada em dezembro, também na cidade.
Crédito: Alesi Ditadi/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
Em novembro do ano passado, Unimed implementou o serviço próprio de Onco-Hematologia, junto ao Complexo Hospitalar. Centro multidisciplinar atende, em média, 1,6 mil pacientes por mês.
Crédito: Eduardo Benini/Unimed Serra Gaúcha, divulgação
Desde 2023, Dr. André Leite e Dr. Lisandro Pavan estão à frente da presidência da Unimed Serra Gaúcha
Crédito: Tom 8D/Unimed Serra Gaúcha, divulgação