Um dia para praticar a felicidade

O Nosso Bem Estar convida a comemorar o Dia Internacional da Felicidade com boas vibrações para o planeta, pois a felicidade é revolucionária

Redação NBE

Redação NBE

18/03/2025
Um dia para praticar a felicidade Adobe Stock/NBE

4 min de leitura

Embora o Dia Internacional da Felicidade já fosse reconhecido mundialmente desde 2013, no Brasil se manteve solenemente desconhecido por anos.

A inciativa de comemorar a data no Rio Grande do Sul foi do jornal Nosso Bem Estar que, a partir de 2015, passou a promover eventos públicos presenciais e online para marcar o 20 de março como um dia de reflexão e ação sobre “ser feliz”.

Imagens evento Dia Internacional da Felicidade

Desde 2015 o Nosso Bem Estar vem realizando eventos e ações relacionadas à celebração do Dia Internacional da Felicidade (fotos Rose Brogliato e Vera Mari Damian)

Cinco minutos pelo planeta e Bom Dia, Bem Estar

Em 2025, a Rede de Mídias está propondo mais do que um evento público. Estamos conclamando a todos e todas para pararmos pelo menos durante cinco minutos ao longo dia, meditar e enviar boas energias ao Planeta, nossa casa comum tão necessitada de benevolência. Como temos difundido sempre: Quem é feliz não faz guerras, nem gera opressões. A felicidade é revolucionária.

E MAIS – No Dia Internacional da Felicidade estamos lançando o programa BOM DIA, BEM ESTAR. Todos os dias, às 9h, vamos publicar um vídeo com mensagem positiva para o dia. A participação é aberta, desde que aprovada pelo nosso Conselho Editorial. Você pode enviar seu vídeo de no máximo 1 minuto, em formato vertical para o WhatsApp (51) 99223-0807.

Esta será a nossa forma de “cuidar e compartilhar” em prol da felicidade coletiva, em uníssono com o tema do Relatório de Felicidade Mundial 2025.

E COM OS ASTROS! - Vamos aproveitar que neste mesmo dia terá início o Novo Ano Astrológico, sob influência de Júpiter, o planeta conhecido por abrir portas e trazer oportunidades de crescimento, mas que nos exige responsabilidade com a forma como utilizamos nossa energia e nossa vibração.

Fotos atividades Dia Internacional da Felicidade

Diversos públicos de diversas cidades se engajaram nos eventos do Dia Internacional da Felicidade promovidos pela rede de mídias Nosso Bem Estar (fotos Rose Brogliato e Vera Mari Damian)

Só podia vir do Butão

Em 2012, a ONU realizou um encontro sobre “Felicidade e Bem-Estar” promovido pelo Butão. Era a forma deste pequeno reino localizado nos Himalaias, entre a China e a Índia, compartilhar com o mundo a sua prática de medir o desenvolvimento do país.

No Butão o que vale são os índices de Felicidade Nacional Bruta (FNB), focada no bem-estar da população, enquanto o resto do mundo usa como parâmetro de desenvolvimento o Produto Interno Bruto (PIB), cuja referência está no desempenho da Economia e não das pessoas.

O sucesso do evento definiu que a ONU - Organização das Nações Unidas criasse o Dia Internacional da Felicidade, que passou a ser comemorado por diversos países sempre em 20 de março.

O International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente tem como objetivo promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

Relatório Mundial da Felicidade

Anualmente, em 20 de março, a ONU publica um Relatório de Felicidade Mundial (World Happiness Report), realizado a partir de pesquisas feitas no ano anterior.

As pesquisas do Relatório Mundial da Felicidade 2025, foram focadas no tema "cuidar e compartilhar" e realizadas por uma equipe internacional de pesquisadores interdisciplinares. O World Happiness Report é considerada a principal publicação do mundo sobre felicidade global.

Além de um ranking dos países mais felizes do mundo, o relatório detalha os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam a ascensão ou queda de nações na classificação e apresenta, anualmente, estudos que reforçam a importância do bem-estar e da felicidade para o desenvolvimento social e a prosperidade das nações.

O resultado do Relatório 2025 mostra que a Finlândia tem se mantido invicta em primeiro lugar no ranking há oito edições, seguida da Dinamarca e da Islândia.

Já o Brasil, de 2023 para 2024, subiu cinco posições no ranking geral alcançando a 44ª posição. De 2024 para 2025 subiu mais oito posições, ocupando agora a 36ª posição de país mais feliz do mundo.

O relatório de 2025 está sendo lançado na quinta-feira, 20 de março, com uma série de eventos, transmitidos ao vivo do mundo todo em diversas línguas, para celebrar o Dia Internacional da Felicidade. Acompanhe aqui

O World Happiness Report é publicado pelo Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford, em parceria com a Gallup, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e um conselho editorial independente.

Conteúdo atualizado em 20 de março de 2025.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Interface Comunicação e Eventos celebra 30 anos de história e inovação

Empresa caxiense se consolida no mercado de eventos corporativos, culturais e projetos especiais na Serra Gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Programa O Futuro Que Queremos lança novas ações

Palestras e debates acontecem entre 31 de março e 02 de abril na nova Biblioteca Parque em Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Carnaval sustentável: dicas para curtir sem poluir

Aprenda a fazer bioglitter e confetes ecológicos e divirta-se de forma consciente

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail