Um dia para praticar a felicidade
O Nosso Bem Estar convida a comemorar o Dia Internacional da Felicidade com boas vibrações para o planeta, pois a felicidade é revolucionária

4 min de leitura
Embora o Dia Internacional da Felicidade já fosse reconhecido mundialmente desde 2013, no Brasil se manteve solenemente desconhecido por anos.
A inciativa de comemorar a data no Rio Grande do Sul foi do jornal Nosso Bem Estar que, a partir de 2015, passou a promover eventos públicos presenciais e online para marcar o 20 de março como um dia de reflexão e ação sobre “ser feliz”.
Desde 2015 o Nosso Bem Estar vem realizando eventos e ações relacionadas à celebração do Dia Internacional da Felicidade (fotos Rose Brogliato e Vera Mari Damian)
Cinco minutos pelo planeta e Bom Dia, Bem Estar
Em 2025, a Rede de Mídias está propondo mais do que um evento público. Estamos conclamando a todos e todas para pararmos pelo menos durante cinco minutos ao longo dia, meditar e enviar boas energias ao Planeta, nossa casa comum tão necessitada de benevolência. Como temos difundido sempre: Quem é feliz não faz guerras, nem gera opressões. A felicidade é revolucionária.
E MAIS – No Dia Internacional da Felicidade estamos lançando o programa BOM DIA, BEM ESTAR. Todos os dias, às 9h, vamos publicar um vídeo com mensagem positiva para o dia. A participação é aberta, desde que aprovada pelo nosso Conselho Editorial. Você pode enviar seu vídeo de no máximo 1 minuto, em formato vertical para o WhatsApp (51) 99223-0807.
Esta será a nossa forma de “cuidar e compartilhar” em prol da felicidade coletiva, em uníssono com o tema do Relatório de Felicidade Mundial 2025.
E COM OS ASTROS! - Vamos aproveitar que neste mesmo dia terá início o Novo Ano Astrológico, sob influência de Júpiter, o planeta conhecido por abrir portas e trazer oportunidades de crescimento, mas que nos exige responsabilidade com a forma como utilizamos nossa energia e nossa vibração.
Diversos públicos de diversas cidades se engajaram nos eventos do Dia Internacional da Felicidade promovidos pela rede de mídias Nosso Bem Estar (fotos Rose Brogliato e Vera Mari Damian)
Só podia vir do Butão
Em 2012, a ONU realizou um encontro sobre “Felicidade e Bem-Estar” promovido pelo Butão. Era a forma deste pequeno reino localizado nos Himalaias, entre a China e a Índia, compartilhar com o mundo a sua prática de medir o desenvolvimento do país.
No Butão o que vale são os índices de Felicidade Nacional Bruta (FNB), focada no bem-estar da população, enquanto o resto do mundo usa como parâmetro de desenvolvimento o Produto Interno Bruto (PIB), cuja referência está no desempenho da Economia e não das pessoas.
O sucesso do evento definiu que a ONU - Organização das Nações Unidas criasse o Dia Internacional da Felicidade, que passou a ser comemorado por diversos países sempre em 20 de março.
O International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente tem como objetivo promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.
Relatório Mundial da Felicidade
Anualmente, em 20 de março, a ONU publica um Relatório de Felicidade Mundial (World Happiness Report), realizado a partir de pesquisas feitas no ano anterior.
As pesquisas do Relatório Mundial da Felicidade 2025, foram focadas no tema "cuidar e compartilhar" e realizadas por uma equipe internacional de pesquisadores interdisciplinares. O World Happiness Report é considerada a principal publicação do mundo sobre felicidade global.
Além de um ranking dos países mais felizes do mundo, o relatório detalha os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam a ascensão ou queda de nações na classificação e apresenta, anualmente, estudos que reforçam a importância do bem-estar e da felicidade para o desenvolvimento social e a prosperidade das nações.
O resultado do Relatório 2025 mostra que a Finlândia tem se mantido invicta em primeiro lugar no ranking há oito edições, seguida da Dinamarca e da Islândia.
Já o Brasil, de 2023 para 2024, subiu cinco posições no ranking geral alcançando a 44ª posição. De 2024 para 2025 subiu mais oito posições, ocupando agora a 36ª posição de país mais feliz do mundo.
O relatório de 2025 está sendo lançado na quinta-feira, 20 de março, com uma série de eventos, transmitidos ao vivo do mundo todo em diversas línguas, para celebrar o Dia Internacional da Felicidade. Acompanhe aqui
O World Happiness Report é publicado pelo Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford, em parceria com a Gallup, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e um conselho editorial independente.
Conteúdo atualizado em 20 de março de 2025.
-
Leia também: