Sustentabilidade na prática com castanha-do-Brasil
Cooperacre responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país
2 min de leitura
Enquanto os líderes mundiais discutem medidas futuras para a preservação ambiental, a COOPERACRE - Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – mostra na prática como é possível gerar renda e crescimento econômico na Amazônia sem derrubar nenhuma árvore.
A castanha-do-Brasil é uma das maiores identidades da Amazônia e a Cooperacre é, atualmente, responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país.
Sobre a Cooperacre
Sediada em Rio Branco, a capital acriana, a cooperativa se tornou referência mundial na produção de castanhas, apostando na sustentabilidade. O reconhecimento é fruto do trabalho que a entidade vem desenvolvendo para desvencilhar o produtor extrativista de intermediários e buscar melhores mercados que valorizem os produtos da floresta em pé.
Parceira do Fundo Amazônia, a Cooperativa conta com mais de 2.500 famílias cooperadas, reúne 12 cooperativas e 25 associações comprometidas com a proteção do meio ambiente e o progresso econômico sustentável que melhora a vida das comunidades.
A Cooperacre trabalha com uma tradição de produção florestal sustentável e modernização da cadeia produtiva da castanha, produto responsável pela maior parte da produção da cooperativa, assim como da renda dos cooperados.
As castanhas são ricas em proteínas e selênio, são totalmente orgânicas e livres de qualquer tipo de toxina. Com isso, o produto atende à crescente demanda por produtos orgânicos e garante a credibilidade exigida pelas grandes indústrias alimentícias mundiais.
A fim de potencializar ainda mais sua atividade, a entidade emprega tecnologia e inovação no processo de beneficiamento das castanhas. As cascas também são usadas para produzir o biocombustível empregado na própria atividade industrial, tornando o processo industrial ainda mais limpo.
A Shambala Naturais – empresa fundada pelo gaúcho Constantino de Freitas e sediada em Gravatal (SC) - também comemora a distinção, já que a COOPERACRE é um de seus fornecedores de castanhas-do-Brasil, o que vem ao encontro de seu comprometimento com a sustentabilidade.