Sustentabilidade ao seu alcance
Você pode fazer os seus próprios produtos de limpeza
4 min de leitura
A região de Barra do Ouro, próxima ao litoral gaúcho, guarda um dos remanescentes mais preservados da Mata Atlântica no Brasil. Foi ali que o educador ambiental Vicente Medaglia (Vico) escolheu para encravar numa das montanhas seu projeto de vida sustentável na prática, o Sítio Bandeira Branca.
Em construções orientadas por técnicas de permacultura, Vicente recebe visitantes e sedia cursos, como o de Sustentabilidade Doméstica, ministrado por Tainá Artuso para um pequeno grupo de interessadas em técnicas de saboaria.
Em meio a uma das maiores secas da história do Rio Grande do Sul, vertentes desavisadas desciam caudalosas das montanhas para formar um rio de águas cristalinas e cachoeiras. No meio do caminho abasteciam o Sítio Bandeira Branca com a abundância e generosidade típicas de uma natureza preservada.
O cuidado ali não é com a falta d’água, mas com a qualidade da água que se devolve para a natureza após o uso. E neste quesito todo rigor ainda é pouco.
Tainá Artuso é familiarizada com este tipo de manejo. Em 2005, foi uma das fundadoras da comunidade Arca Verde em São José dos Ausentes (que atualmente está localizada em São Francisco de Paula), onde, diante da natureza exuberante do lugar, motivou-se a repensar todos os produtos que utilizavam no local.
“Em contato total com a natureza tudo fica muito evidente. A poluição que geramos na água volta para a terra ou para os cursos de rios diante de nossos olhos. Eu passei a elaborar produtos com menor impacto para o uso doméstico e cosmético e dar treinamento para os visitantes da Arca também não gerarem poluição”, conta Tainá, filósofa de formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e designer para a sustentabilidade pelo Gaia Education.
Anos depois, já morando em Florianópolis, desenvolveu um protetor solar físico fator 30 baseado nos princípios ayurvédicos, criou a marca Pradhana e passou a dar oficinas de cosméticos naturais.
A pedido do Nosso Bem Estar, Tainá Artuso compartilha com nossos leitores algumas de suas receitas de produtos ecológicos para a limpeza doméstica, fáceis de fazer e de aplicar. Afinal, mesmo na cidade somos responsáveis pela qualidade da água que devolvemos de nossas torneiras.
Duas das receitas usam o percarbonato de sódio, um produto ecológico e biodegradável, que pode ser encontrado em casas de produtos químicos. Trata-se de um agente oxidante inorgânico que libera oxigênio quando em contato com a água, sendo assim um alvejante de oxigênio.
“É totalmente seguro para o uso doméstico, não contém substâncias tóxicas, nem perfumes, nem substâncias de origem animal ou derivadas do petróleo. Funciona como um alvejante, mas sem cloro, branqueia e tira-manchas inclusive em roupas coloridas. Muito versátil e ideal para a preparação de diferentes produtos de limpeza para a casa, pois atua como um limpador altamente eficaz. É desengordurante, desinfetante e antimicrobiano”, explica Tainá.
Alvejante sem cloro
Em um pote seco com tampa, adicione:
· 6 colheres de sopa de percarbonato de sódio
· 6 colheres de sopa de sabão de coco ralado
Misture tudo e guarde longe da umidade.
Modo de usar: Adicione 2 colheres de sopa num balde com as roupas que se quer alvejar e cubra com água quente (+ de 50 º C). Ocorrerá formação de espuma , misture tudo e deixe agir por cerca de 1 hora. Enxágue normalmente.
Dica: Além de branquear as roupas, o percarbonato de sódio pode ser usado para remover manchas orgânicas em panelas, tapetes, cafeteiras e utensílios de cozinha.
Desinfetante para pisos, tapetes e carpetes
Misture em um balde:
· 3 litros de água quente (acima de 50° C.)
· 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio
Modo de usar: Aguarde a dissolução e aplique sobre a superfície que desejar, não precisando enxaguar. No caso de tapetes, deixe agir por cerca de 30 minutos e enxugue com pano seco.
Também atua como removedor de manchas.
Amaciante de Roupas / Desinfetante
· 1 litro de vinagre de álcool
· 10 gotas de óleo essencial de sua escolha
Modo de usar: Misturar tudo. Utilize cerca de 50 mls para 1 máquina de 5 kg de roupa seca.
Adicione sempre na última lavagem, antes da centrifugação final, e nunca junto com o sabão, pois neutraliza sua ação.
Saiba mais Sobre o Sítio Bandeira Branca.