Qualidade de vida através da alimentação
Shambala fortalece propósito com novos produtos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável
2 min de leitura
Há 37 anos, quando foi fundada – época em que indústrias e lojas do chamado mercado verde eram escassas – a SHAMBALA NATURAIS já apostava na máxima de Hipócrates, conhecido como o pai da medicina: “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.
A trajetória longeva da marca pode ser, em grande parte, creditada ao rigor como este propósito foi mantido ao longo das décadas.
Hoje, são cerca de 500 itens na linha de alimentos, com destaque para produtos orgânicos, sem glúten, lactose, zero açúcar, funcionais ou veganos. A empresa também conta com uma linha de suplementos alimentares, com diversos nutrientes para complementar a dieta.
Sempre atenta às necessidades do mercado, a SHAMBALA investe constantemente em lançamentos, como é o caso da Farinha Multiuso sem glúten e a ampliação da linha de temperos, com produtos específicos para o preparo de frango, carnes e até saladas. O diferencial, aplicado em todas as linhas, é entregar produtos minimamente processados, sem aditivos alimentares, realçadores de sabor, corantes e aromas artificiais.
Sustentabilidade
Comprometida com o desenvolvimento sustentável, valorização da agricultura familiar e o incentivo ao consumo de orgânicos, a SHAMBALA também firmou parceria com a CooperAgreco (Cooperativa dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral – Santa Catarina). Com isso, passa a comercializar, com exclusividade, os produtos orgânicos da cooperativa, que incluem geleias, mel, molhos de tomate e outros.
A iniciativa vem no rastro de outra parceria estabelecida há mais tempo com a COOPERACRE (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre), referência mundial na produção sustentável de castanhas do Brasil orgânicas e fornecedor da SHAMBALA. Desta forma, apoia a luta da entidade para desvencilhar o produtor extrativista do intermediário, valorizando os produtos que mantém a floresta em pé.
Para o fundador e CEO da SHAMBALA, o gaúcho Constantino de Freitas, a produção de alimentos saudáveis exige, também, uma visão ampla de todo processo. “Não basta apenas entregar os alimentos, é preciso estar comprometido com todo ecossistema e, assim, educarmos o consumidor.”