PICs é tema de Encontro e de Congresso Nacional
Práticas já acontecem em mais de 3 mil municípios, mas precisam avançar
4 min de leitura
A RedePICS Brasil realiza de 8 a 11 de novembro o CONGREPICS - Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Será na na cidade de Florianópolis, SC, e terá como tema geral “PICS E SAÚDE PLANETÁRIA: Transdimensionalidade da filosofia das PICS para o desenvolvimento da justiça social e sustentabilidade no cuidado planetário” .
O evento visa à construção e ao compartilhamento de experiências de gestão, serviço, ensino e pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), das diversas regiões do Brasil.
Em todo território nacional há um aumento da oferta deste modelo de cuidado com distintas modalidades voltadas para a melhoria das ações de promoção da saúde.
O movimento na busca do fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde também realiza eventos preparatórios.
Gentepics
Nos dias 28 e 29 de setembro, em Porto Alegre, acontece o GentePics, um pré congresso preparatório para a participação no IV CONGREPICS.
O encontro contará com palestras e grupos de trabalho, onde será debatida a atuação professional em cada uma das práticas, levantando dados que subsidiarão as discussões sobre os temas no Congresso.
O GentePics também vai comemorar os 10 anos de história da Política de Práticas Integrativas e Complementares no Rio Grande do Sul. O evento será presencial, das 08h às 19h, e acontecerá no Auditório Moacyr Scliar, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico - Porto Alegre.
Participação
A terapeuta floral Eliana Borelli participa do GentePics como representante da ARTFLOR - Associação Riograndense de Terapeutas Florais e Vibracionais e como convidada para o Grupo 7 de prática: Homeopatia, Terapia de Florais. O objetivo, segundo ela é “fomentar a Terapia Floral para beneficiar a população atendida pelo SUS, pois as pessoas já utilizam a Terapia Floral nos consultórios Particulares”.
Eliana é associada da entidade desde 2004 e atualmente realiza atendimentos em Caxias do Sul, Torres e on-line em terapias florais e constelações familiares, ambas no escopo da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Segundo ela, é consenso no Conselho Nacional de Auto-regulamentação da Terapia Floral – Conaflor que a Terapia Floral seja regulamentada, para que isso aconteça dentro da lei e que haja concursos para abarcar os profissionais legalmente e à população possa ser beneficiada com esta Prática Integrativas e Complementar.
As inscrições para o GentePics estão esgotadas. Para o IV CONGREPICS - CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, é possível inscrever-se aqui
PICS e Nosso Bem Estar
A Rede de Mídias Nosso Bem Estar é referência na divulgação e promoção das PICs. Desde 2016, vem promovendo encontros, eventos, palestras e demonstrações públicas para divulgar o tema, especialmente na Serra Gaúcha.
Apesar do grande número de profissionais altamente habilitados em diversas PICs atuando nesta região, a maioria dos municípios da Serra Gaúcha ainda não alcançou níveis adequados de atendimento das PICs no SUS.
O maior município da Serra, Caxias do Sul, por exemplo, sequer iniciou os atendimentos das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Sobre as PICS
Com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde aprovou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.
As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.
Onde tem?
As Práticas Integrativas e Complementares estão presentes em 3.173 cidades, quase 54% dos municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 estados, Distrito Federal, estando presente em 100% das capitais. O estado de Santa Catarina é referência na implantação das PICs no SUS, presentes nos atendimentos de todos os municípios.
PICs no SUS
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança circular
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Homeopatia
- Imposição de mãos
- Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde
- Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Ozonioterapia
- Plantas medicinais – fitoterapia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Terapia de florais
- Termalismo social/crenoterapia
- Yoga