Maturidade ativa foca em saúde e convivência
Programa do Sesc promove o envelhecimento ativo e saudável para 50 +, ampliando a perspectiva de longevidade
2 min de leitura
Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, o grupo Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul completa 20 anos de atividades. No programa, os participantes reúnem-se para conviver, se divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Na Unidade local, são mais de 150 participantes.
Presente em mais de 60 cidades gaúchas, o Sesc Maturidade Ativa realiza ações variadas de esporte, lazer e cultura. Também desenvolve campanhas sociais e ações de voluntariado, a fim de promover qualidade de vida na terceira idade.
Imagem: Marcio Rodrigues
“Trabalhar com a Maturidade Ativa é ter a oportunidade de aprender com as pessoas idosas e lutar juntos pela garantia de seus direitos, de prestar assistência e cuidado, além de ser um espaço de pertencimento e acolhimento. É a possibilidade de dar um novo significado ao processo de envelhecimento e mostrar para a sociedade o quanto as pessoas idosas têm a contribuir” destaca a facilitadora do grupo em Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler.
Dentre as pessoas idosas que são parte da iniciativa na cidade, está a aposentada Ida Conte Martini: “desde que foi criado, o Sesc Maturidade Ativa, faz parte da minha vida. O grupo cresceu, se modificou, mas sempre procurando atender as nossas necessidades. Aqui me sinto acolhida e respeitada. A Maturidade Ativa nos proporciona atividades diversificadas que vêm ao encontro das nossas necessidades de cuidar da saúde, bem-estar, alegria e crescimento pessoal na convivência com a diversidade. Também cultivamos a solidariedade. Um ponto a destacar: Celebrar. Celebramos datas especiais, acontecimentos e principalmente, celebramos a vida. Participo do Sesc Maturidade Ativa há 20 anos porque me faz bem e me ajuda a viver melhor.”
Sobre o programa
O programa foi desenvolvido em consonância com o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), e no Rio Grande do Sul é capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva.
Mais informações AQUI