Guerreiras da Ancestralidade

Conheça a vida da paraibana que inspirou a Marcha das Margaridas

Redação NBE

Redação NBE

07/06/2023
Guerreiras da Ancestralidade Wikipédia

2 min de leitura

O Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade é uma obra literária que reúne histórias de escritoras e poetas indígenas de várias etnias e regiões do país.

Nas narrativas interessantes e não raro comoventes, as história individuais e de povos retratam raízes, ancestralidades, desafios e conflitos a partir do olhar das mulheres indígenas.

Entre as histórias, está a de Eliane Potiguara, 72 anos, considerada a primeira escritora indígena do Brasil, que recebeu o título de doutora “honoris causa”, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é Embaixadora Universal da Paz em Genebra.

Na história da atual ministra do Ministério dos Povos Indígenas**, Sônia Guajajara**, é possível conhecer um pouco de sua militância ferrenha em defesa dos direitos e da vida dos povos indígenas, bem como do meio ambiente. Sua grande trajetória de ativismo, projetou-a para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, realizada pela Revista Time, em junho de 2022.

A vida de Margarida Maria Alves é outro relato que impressiona. A militante de direitos humanos e trabalhistas esteve à frente na luta pelos direitos básicos dos trabalhadores rurais em Alagoa Grande, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba, durante a ditadura militar.

Seu nome e sua história inspiraram a Marcha das Margaridas, que foi criada em 2000 após 17 anos de seu assassinato na porta de sua casa. A marcha é considerada a maior mobilização de mulheres do campo e da cidade na América Latina.

O Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade foi pensado e produzida pelo coletivo Mulherio das Letras Indígenas com o objetivo de tornar conhecidas as escritoras aldeadas e não aldeadas, da zona rural e da zona urbana, para que sejam libertas do anonimato, do apagamento e do silenciamento que ainda vivem.

O lançamento da edição física do Álbum foi em agosto de 2022 em tiragem limitada, mas em tempos de tentativa de aprovação do chamado “Marco Temporal”, que pode comprometer o direito dos indígenas de acesso à terra, está havendo um esforço coletivo para a difusão de seu conteúdo através dos meios digitais.

BAIXE O EBOOKpara conhecer melhor a história dessas 12 mulheres extraordinárias.

Capa do ebook Guerreiras da Ancestralidade

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Contribuições para mudar a cultura no trânsito

Programa do Instituto Elisabetha Randon promove ações para um trânsito mais humano

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

ARI premia profissionais da comunicação

Na 16ª edição do Troféu ARI Serra Gaúcha, nove profissionais foram premiados em diferentes categorias

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Farroupilha recebe ateliê escola de joalheria autoral

Iniciativa é do joalheiro e escultor Cesar Cony, um dos precursores da Joalheria Autoral no RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail