Festival Especial promove inclusão e acesso à arte

Vivências foram pensadas para pessoas com deficiência e público em geral

Redação NBE

Redação NBE

16/08/2023
 Festival Especial promove inclusão e acesso à arte Breno Dallas

3 min de leitura

A sétima edição do Festival Especial evidencia a arte e sua capacidade de aproximar pessoas, promover experiências sensoriais e incluir as diferenças, sejam elas físicas, emocionais ou intelectuais.

A programação do Festival começa na segunda-feira, dia 21 de agosto, e segue por dez dias em espaços que acolhem pessoas com deficiência em Caxias do Sul tais como a APAE, Escola Especial João Prataviera, APADEV – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, INAV – Instituto da Audiovisão, CDC – Centro Dias Caxias e ARAMPA – Associação Regional dos Deficientes Físicos. Nesta edição, o SESC de Caxias também será espaço para algumas das atividades programadas.

Pessoas com deficiência

Em sintonia com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Festival Especial segue com seu caráter inclusivo e de acessibilidade cultural. Com acesso gratuito e aberto à comunidade em geral promove apresentações de artistas com deficiência e de artistas locais de música, teatro, dança, além de oficinas de musicalização, dança, produção de vídeo e artes visuais, desfile cênico inclusivo, passeios culturais e exibições de cinema.

O Festival Especial realizou oficinas preparatórias de Moda e Artes Visuais, Percussão, Dança e Audiovisual com os frequentadores dos espaços que receberão a programação. Os trabalhos foram coordenados por Pepe Pessoa, Angela Pimentel, Vanessa Carraro, Breno Dallas e Saimon Fortuna. Aliás, os que participaram da Oficina de Audiovisual criaram uma trama engenhosa e cheia de suspense, utilizada no material de divulgação nas redes sociais.

Pessoas com deficiência

Com essa diversidade de ações e propósitos, o Festival Especial busca contribuir para a garantia do direito de deficientes intelectuais e múltiplos de participarem da vida cultural da cidade em base de igualdade com as demais pessoas através da promoção da Acessibilidade Cultural.

O projeto é uma realização da VARSÓVIA Educação e Cultura, com financiamento ProCulturaRS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – FAC Espetáculos, e apoio da Fundação Marcopolo e do SESC Caxias do Sul. O público também poderá acompanhar a programação pelas redes sociais da Varsóvia Educação e Cultura (@varsoviacultura).

Inclusão e Conexão

Cortejo festivo – Na abertura do Festival Especial, segunda, dia 21, às 8h30min, os alunos e professores da APAE Cinquentenário sairão à rua acompanhados pelos grupos Juremas, com tambores e percussão, Cirandeira da Cultura Popular, com suas danças brasileiras, mais a trupe teatral da Cia Uerê, para mostrar seu jeito próprio de festejar a diferença e a inclusão pela arte.

Conexão entre artistas e público – Em 2023 o Festival aposta em atividades nas quais artistas com deficiência se apresentam para um público em igualdade de condições. Na terça (22), dia do aniversário da Escola Especial Helen Keller, tem a Baladinha Surda, quando a DJ Lenny Vibe, que é surda, toca vibrações sonoras para seus iguais à tarde e à noite. Quarta (23), a bailarina Roberta Spader leva a Cia Corpos Diversos para danç ar na APAE Cinquentenário. O artista Eduardo Matias, que tem deficiência física, apresenta a peça “O Mãozinha” na terça (29) para o público da ARAMPA, composto também por deficientes físicos. O acordeonista cego Alexandre Battisti estará na APADEV, com deficientes visuais, na quinta (24). Depois, se apresenta no INAV, quarta (30), tocandopara outros cegos.

DJ Lenny Vibe

Alexandre Battisti

Experiências sensoriais – Dentre as ações programadas para este ano, o público será convidado a uma experiência às cegas para acompanhar uma sessão de cinema com áudio descrição e/ou janela de libras dia 25, pela manhã e à tarde, no SESC de Caxias do Sul. Outra dinâmica que promete é o encontro do grupo da Maturidade Ativa do SESC contando histórias para os alunos da APAE Cinquentenário, dia 21, às 14 h. Ainda nesse contexto serão realizadas duas atividades de Turismo Cultural, com visitas ao interior de Forqueta e ao Jardim Botânico. Isso sem contar os já tradicionais e animadíssimos Baile à Fantasia, com o DJ Hood, e o Desfile de Moda Inclusivo com produção de Pepe Pessoa.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Contribuições para mudar a cultura no trânsito

Programa do Instituto Elisabetha Randon promove ações para um trânsito mais humano

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

ARI premia profissionais da comunicação

Na 16ª edição do Troféu ARI Serra Gaúcha, nove profissionais foram premiados em diferentes categorias

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Farroupilha recebe ateliê escola de joalheria autoral

Iniciativa é do joalheiro e escultor Cesar Cony, um dos precursores da Joalheria Autoral no RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail