Escola Supera caxiense comemora 10 anos

“O método Supera é para pessoas de todas as idades que sabem que o cérebro tem um potencial imenso a ser desenvolvido”

Redação NBE

Redação NBE

02/07/2024
Escola Supera caxiense comemora 10 anos Reprodução

3 min de leitura

Comemorando 10 anos de atuação em 2024, a escola Supera Caxias do Sul tem à frente a psicóloga Joy Stedile e a administradora de empresas Josi Marcolin, que se declara apaixonada pelo método e relembra o início da escola em 2014.

“Foi bem desafiador. As pessoas não tinham ideia do que era ginástica cerebral. Na época a rede Supera já tinha 80 escolas no Brasil e nós iniciamos a primeira escola na Serra Gaúcha. Quando veio a pandemia, tivemos momentos difíceis. Mas todo mundo se superou. O método inovou e manteve as aulas online. Os alunos também se superaram e aprenderam a entrar nas plataformas. Hoje olho esta trajetória de 10 anos e me orgulho demais. O amor pelo método foi o que nos segurou. A gente sabe o quanto o Supera transforma”, conta emocionada.

Entusiasta da ginástica cerebral, Josi Marcolin observa que as pessoas estão despertando para os cuidados com o cérebro. “Há 30 anos não se tinha a consciência sobre a importância de fazer atividade física. Hoje tem mais de uma academia por bairro. Igual aos músculos do corpo, o cérebro também precisa ser treinado. Eu acho que este é um caminho sem volta”, projeta, lembrando que o declínio cognitivo começa para todo mundo a partir dos 25 anos.

Professoras e idosos tirando foto

O método Supera é pioneiro no Brasil e o mais experiente no treinamento da ginástica cerebral. Atualmente, a Rede Supera conta com 300 escolas no Brasil.

Ferramentas e resultados

Segundo Josi Marcolin, frequentando as aulas e fazendo as atividades propostas, não tem como não conseguir bons resultados e como não se apaixonar pelo método. “Em nossa festa de 10 anos homenageamos vários alunos que estão conosco desde o início. Inclusive temos vários casais que praticam juntos o Supera”.

Ela observa que todo mundo, de todas as idades, pode treinar o cérebro e que o método Supera é para pessoas que sabem que o cérebro tem um potencial imenso a ser desenvolvido.

Professora e crianças fazendo atividades em cima de tapete

Entre as ferramentas utilizadas pelo método, ela destaca o ábaco – muito eficiente para desenvolver a concentração, a velocidade do raciocínio e a memória de curto prazo, que é a mais afetada no processo do envelhecimento. Os desafios cognitivos vão trabalhar linguagem, memória, concentração, criatividade e outros. As dinâmicas em grupo se refletem em novas habilidades socioemocionais. Os exercícios neuróbicos tiram o cérebro do piloto automático e os jogos de tabuleiro e jogos online – praticados no intuito competitivo e cooperativo – divertem e desenvolvem habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas.

“Geralmente o que traz as pessoas para o Supera é a necessidade de melhorar a memória, o raciocínio lógico e a concentração. O que faz a pessoa ficar no Supera por muitos anos é porque aqui se sente bem, a autoestima melhora e percebe que, quando treina o seu cérebro, ela muda comportamentos. E a gente sabe o quanto é difícil mudar comportamentos. Sem falar que estamos formando uma reserva cognitiva para o nosso envelhecimento”, conclui Josi.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Centro holístico oferece spa urbano com hospedagem

LSViver comemora 21 anos com a maturidade de um espaço completo de saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Feira Ecológica do Bom Fim celebra 33 anos de conexão entre o rural e o urbano

Evento de aniversário terá shows com Frank Jorge e InDUO e presença do jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, que receberá o título de padrinho da festa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Terapia floral colabora para dissipar traumas das enchentes

Terapeutas voluntários se organizaram para realizar atendimentos com orientação do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail