Ecologistas registram memórias
Movimento ecologista dos três estados do sul do Brasil é registrado por meio de entrevistas ao projeto Ambientalistas do Sul
1 min de leitura
O projeto Ambientalistas do Sul – Memória e História foi lançado em 2021 pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.
O projeto traz uma série de entrevistas com ambientalistas históricos que participaram e/ou testemunharam movimentos que mudaram positivamente os rumos do meio ambiente nos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Através dos relatos dos ambientalistas, é possível conhecer meandros das lutas ecológicas com apoio popular que resultaram na criação da Lei das Águas, Lei dos Agrotóxicos, Preservação da Orla do Guaíba, Movimento de Luta contra o Pólo, criação das Feiras Ecológicas, entre tantos outros temas.
O objetivo do projeto é honrar a luta desses militantes pioneiros, cujas conquistas beneficiaram toda a sociedade em termos de qualidade de vida, como também reconhecer os reflexos dessa luta na preservação ambiental e na própria economia dos estados. Para além de um necessário registro histórico, as entrevistas promovem reflexões e inspiração para seguir lutando em defesa do equilíbrio ambiental.
As entrevistas foram realizadas ao longo de 2021 pelas ecojornalistas responsáveis pelo projeto, Eloisa Beling Loos, Míriam Santini de Abreu e Vera Mari Damian e estão disponibilizadas ao público no canal da Ecoagência no YouTube.