Agosto tem Marcha das Margaridas
Participação terá mais de 100 mil mulheres de todo o Brasil e de outros países
1 min de leitura
Durante os dias 15 e 16 de agosto Brasília vai receber a Marcha das Margaridas, considerada a maior mobilização de mulheres da América Latina.
O tema da Marcha este ano será "Margaridas em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver".
Sobre a marcha
A marcha ocorre a cada quatro anos e reúne, tradicionalmente, mulheres do campo, da floresta e das águas. Na última edição, em 2019, contou com mais de 100 mil participantes.
O nome da marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país. A sindicalista paraibana foi assassinada em 12 de agosto de 1983 por um matador de aluguel contratado por fazendeiros da região.
Objetivos
Entre os 7 grandes eixos que norteiam a plataforma política da Marcha estão: biodiversidade e democratização dos recursos naturais, Terra, Água e Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
De pés firmes para a caminhada, as Margaridas marcham desde muito lugares, por objetivos comuns: uma vida mais justa, com igualdade, liberdade e autonomia; sustentabilidade para os seres humanos e para a natureza; desenvolvimento, relações políticas e sociais que façam sentido na realidade do dia-a-dia e que sustentem um projeto de país e de vida sem violência e com democracia.