Abril Indígena
Povos originários lutam em defesa de direitos
2 min de leitura
Quando os portugueses chegaram no território brasileiro, em 1500, estima-se que aqui viviam cerca de cinco milhões de indígenas, que foram sendo dizimados por escravidão, doenças, desterritorialização e todo tipo de crueldade. Hoje, a comunidade de povos originários reúne em torno de 900 mil indivíduos, com cerca de 300 idiomas diferentes. Outros 114 grupos identificados nunca foram contatados.
O mesmo quadro se estende aos demais povos originários da América Latina. Em 1940, representantes de etnias de diferentes países reunidos na cidade de Pátzcuaro (México) realizaram o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano e definiram a escolha do “Dia do Aborígene Americano” para celebrar as culturas indígenas na América.
A celebração conjunta em 19 de abril tem o objetivo de reivindicar medidas em defesa dos povos indígenas das Américas. A data foi adotada no Brasil por Decreto-Lei em 1943 e identificada como "Dia do Índio".
Para os indígenas brasileiros, abril marca o mês da resistência, de reflexão, respeito e defesa dos povos originários. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é a entidade que aglutina organizações regionais indígenas e nasceu com o propósito de fortalecer a união dos povos, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país.
Em 2022, a APIB está organizando aquele que deverá ser o mais importante Acampamento Terra Livre dos últimos anos, a fim de tentar frear as ameaças e agressões aos direitos indígenas, entre elas a proposta de lei conhecida como PL 191, que quer permitir a mineração compulsória em terras indígenas, e a aprovação do chamado Marco Temporal, que representa uma ameaça aos direitos dos Povos Indígenas brasileiros à terra, hoje garantidos pela Constituição Federal.
O Nosso Bem Estar vem tratando da temática dos direitos indígenas reiteradas vezes. Em 2021 publicamos uma entrevista exclusiva com Ailton Krenak, um importante líder indígena, escritor, ambientalista e um dos fundadores da Aliança dos Povos da Floresta.
Assista a entrevista do Nosso Bem Estar com Aílton Krenak:
Foto principal: Liar Bianchini / Marcha das Mulheres Indígenas - 10 a 14/09/2019 - Brasília (DF)
Saiba mais no site Emergência Indígena
Leia também:
Sebastião Salgado dá voz para a Amazônia