A rede que balança o mundo

O que era para ser uma modesta ação em família resultou na doação de 42 mil litros de água mineral de Gravatal para o RS

Redação NBE

Redação NBE

21/05/2024
A rede que balança o mundo Reprodução

2 min de leitura

A canção Balanceiro, de Juliana Linhares, pode ser a trilha sonora do trabalho de milhares de voluntários de todo Brasil e exterior que vêm oferecendo ajuda ao Rio Grande do Sul, devastado pelas enchentes neste maio de 2024. Como na letra da música, cada voluntário parece afirmar: “eu não posso mudar o mundo, mas eu balanço”.

Atitudes que balançam

No município de Gravatal, sul de Santa Catarina – conhecido pelas curativas águas termais – a gaúcha Aline Marques Schwengber decidiu transformar a comoção com o desastre em atitude.

Aline, que é natural chef e trabalha em uma empresa de produtos naturais em Gravatal, conversou com a tia - a assistente social Rosane Marques, moradora da capital gaúcha - e decidiu articular o envio de um caminhão de água mineral para a região metropolitana de Porto Alegre. O que era para ser uma modesta ação em família, acabou tomando proporções bem maiores.

Com o apoio de amigos, elas ampliaram o movimento e passaram a contar com a contribuição de conhecidos próximos. E, para dar mais transparência à mobilização e aos recursos arrecadados, recorreram ao conhecido site vakinha.com.br.

A meta inicial era entregar um caminhão com 1.056 galões de 10 litros de água, o que implicava em arrecadar R$ 8.192,00 em apenas sete dias (7 a 13 de maio).

Toda comunicação foi feita através de whatsapp e a vaquinha, que contou com cerca de 370 contribuintes, acabou totalizando, em uma semana, R$ 32.832,00, ou seja, mais de 400% da meta inicial.

Pessoas em frente à caminhão com diversos galões de água

Com o montante, e a parceria firmada com o Ministério Público do Rio Grande do Sul que assumiu o custo do transporte, foram adquiridos quatro caminhões de água ou 42.240 litros. As doações foram encaminhadas a diferentes centros de distribuição da região metropolitana.

Revendo a intensidade da iniciativa, Aline se deu conta que o voluntariado ajudou não só as vítimas da tragédia. “O movimento para fazer a vaquinha andar em tão pouco tempo acabou amenizando o meu próprio sofrimento, porque acompanhar as notícias e não fazer nada é muito angustiante”, confessa a chef, que constatou que uma rede de solidariedade balança o mundo a muitas mãos.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Centro holístico oferece spa urbano com hospedagem

LSViver comemora 21 anos com a maturidade de um espaço completo de saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Feira Ecológica do Bom Fim celebra 33 anos de conexão entre o rural e o urbano

Evento de aniversário terá shows com Frank Jorge e InDUO e presença do jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, que receberá o título de padrinho da festa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Terapia floral colabora para dissipar traumas das enchentes

Terapeutas voluntários se organizaram para realizar atendimentos com orientação do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail