A alimentação como remédio

Fiel ao propósito que inspirou sua fundação, a Shambala Naturais completa 38 anos em abril

Redação NBE

Redação NBE

08/04/2025
A alimentação como remédio Divulgação

2 min de leitura

Há quase quatro décadas atrás, o chamado mercado verde – e o percentual da população que investia em uma alimentação mais saudável – era muito restrito. Foi justamente nesse período que nasceu a Shambala Naturais, fruto do propósito pessoal de seus fundadores, os gaúchos Constantino de Freitas, Ceres Trein, Mônica e Geferson Calvette.

Na metade dos anos 80 eles decidiram sair de Porto Alegre, adquirir um sítio em Termas do Gravatal (Santa Catarina) para viverem próximos da natureza e de acordo com os valores e práticas que sempre acreditaram, especialmente a alimentação saudável.

A criação

Pouco tempo depois, em abril de 1987, nasceu a Shambala, primeiramente como uma loja de produtos naturais, lanches, livros e até uma farmácia de manipulação, apostando na máxima de Hipócrates, pai da medicina: “que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.

Fachada azul com a logo da Shambala Naturais

Da pequena loja à indústria que hoje produz cerca de 500 produtos e está presente em 16 estados brasileiros, a marca testemunhou o crescimento do mercado verde e a tomada de consciência a cerca da importância da alimentação para a saúde integral.

“Nós sempre acreditamos no alimento como um remédio e insistimos que as pessoas precisavam tomar as rédeas da sua saúde e não entregá-la somente nas mãos dos médicos”, lembra Constantino, hoje CEO da empresa.

Homem de terno com a mão no peito

38 anos promovendo saúde

O tempo se encarregou de mostrar que o propósito de vida dos fundadores se transformou no DNA da marca, o que resultou em credibilidade junto ao mercado e consumidores. Olhando para trás, ele é categórico ao dizer que o grande mérito da Shambala foi se manter fiel ao seu compromisso de oferecer produtos de qualidade comprovada, livre de agrotóxicos e minimamente processados.

“É preciso comprometimento e dedicação para sustentar essa premissa, tanto que muitos negócios semelhantes que surgiram naquela época já não existem mais”, destaca.

Homem em depósito sorrindo e carregando caixa

Para o futuro, os rumos da Shambala passam por manter o que deu certo e garantiu sua longevidade, como também estar constantemente atento às demandas e oportunidades do mercado. “Isso exige criatividade do nosso setor de inovação de produtos, com lançamentos que façam diferença na vida do consumidor. A tendência é que a gente invista, cada vez mais, nos orgânicos”, projeta o CEO.

Constantino de Freitas observa que a produção de alimentos saudáveis exige uma visão ampla de todo processo, ou seja, perceber que este ecossistema inclui o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização da agricultura familiar e o trabalho cooperativado.

Potes de geleia Shambala sobre mesa

Entre os 500 itens produzidos pela marca figuram produtos orgânicos, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, low carb, veganos e uma extensa linha de suplementos alimentares.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

"O Doce Sabor dos Encontros" é tema da Páscoa em Caxias do Sul

Crianças e adultos são recebidos na Praça Dante pelo Coelho Deodoro

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Agapan comemora 50 anos da subida na árvore

Um gesto ousado e corajoso transformou-se em um marco da luta ambiental no Brasil e ganhou as páginas da mídia internacional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Sesc promove Seminário Internacional de Educação

Evento abordará temas como inteligência artificial na educação, inclusão escolar e cyberbullying. Inscrições já estão abertas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail