6 dicas para ser um consumidor consciente
O consumidor consciente sabe que menos é mais no sentido de ajudar a reduzir sua pegada ecológica e seu impacto destrutivo no Planeta
2 min de leitura
Dá trabalho ser um consumidor consciente, mas se alguém ainda tinha dúvidas sobre sua importância, as manifestações extremas do clima vieram para declarar que não há outra saída.
O consumidor consciente reflete sobre seus valores e avalia constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos/impactos de consumo.
Nesta avaliação, precisam ser considerados muito mais do que as questões econômicas envolvidas, mas principalmente os impactos de suas escolhas de consumo sobre o meio ambiente e a sociedade.
Se você ainda não iniciou esta jornada, prepare-se para tempos de muita reflexão e descubra que a vida fica mais simples e barata. E você ainda corre o (bom) risco de virar uma referência positiva em sua comunidade.
Veja algumas dicas práticas:
1 - Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor. Faça sempre a você mesma (o) a pergunta de ouro: “eu realmente preciso disto?”.
2 - Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. Exercite o compartilhamento (saiba mais aqui)
3 - Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar. Reaproveite alimentos e outros materiais ao máximo antes do descarte.
4 - Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Mais do que uma opção, isto deveria ser percebido como uma obrigação.
5 - Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas e marcas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente. E não se constranja de boicotar empresas e marcas nocivas.
6 - Contribua para ampliar o consumo consciente
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços. Cobre dos políticos, exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.
- Leia também: Compartilhar é econômico e ecológico