Virada Sustentável de Porto Alegre tem atrações especiais
A programação da Virada Sustentável é baseada em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas
3 min de leitura
O espetáculo “Orquestra da Ulbra e Vitor Kley” integra a programação da oitava edição da Virada Sustentável Porto Alegre 2023 e acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 18h, no Theatro São Pedro.
O evento é gratuito, com retirada antecipada de ingressos que pode ser feita na recepção do Multipalco Eva Sopher nesta terça-feira (14), a partir das 14h (limitados a 2 por pessoa e à capacidade do local).
A apresentação terá abertura de Nina Nicolaiewski e Sucinta Orquestra e conta também com participação da artista Negra Jaque. Inicialmente, o espetáculo deveria ocorrer no Parque da Redenção, mas foi transferido devido à previsão de chuva para os próximos dias. As demais atividades musicais previstas para a data também foram transferidas.
Orquestra da Ulbra e Vitor Kley
Um dos músicos mais populares do cenário brasileiro atual, Vitor Kley tem diversas canções que conquistaram o público. Nesta apresentação especial, desenvolvida especialmente para a Virada Sustentável, serão tocados grandes sucessos do cantor, como "Adrenalizou", "O Sol", "Morena", "A Tal Canção pra Lua", "Pupila". Regida pelo maestro Tiago Flores, a Orquestra da Ulbra é conhecida por sua versatilidade, sendo capaz de transitar entre gêneros musicais diferentes, desde o erudito até o popular. A união trará arranjos exclusivos para cordas, sopros e bateria.
O evento contará ainda com a projeção do vídeo Evapotranspiração, da VJ Jana Castoldi, que nesta edição da Virada criou diversas peças para fomentar, no público do festival, a reflexão sobre os desafios dos ODS no que tange à redução das desigualdades e às mudanças climáticas. Na abertura da Virada, o vídeo da VJ foi sobre as paisagens da fotografia de Luiz Carlos Felizardo, e no sábado passado, projetado na Ponte de Pedra dos Açorianos, sobre o “Orgulho Negro”.
Rios Voadores
De 15 a 19 de novembro, o Parque da Redenção será o cenário da instalação artística “Rios Voadores”. A obra visual e sensorial tem como objetivo trazer à tona a importância da água e a interconexão de ecossistemas para a prosperidade do nosso planeta.
Rios Voadores, que tem um oferecimento da empresa Ventos do Sul, parte das premissas dos ODS 13, sobre “ação contra a mudança global do clima”, e 15, que trata da "vida terrestre", temas essenciais na busca por um mundo mais equilibrado e sustentável.
A obra é um tributo à magia dos rios amazônicos, que desempenham um papel vital na criação da chuva que nutre o Brasil — uma especial conexão entre o Norte do Brasil e a região do Pampa.
A instalação utiliza tecidos holográficos em tons de azul, criando uma sinfonia de luz e movimento que remete à delicada interação entre os rios e o ciclo da água. Os tecidos dançam com suavidade com o vento, emulando a fluidez dos rios, das chuvas e das correntes de ar, proporcionando uma experiência que é ao mesmo tempo serena e hipnotizante.
A Virada Sustentável Porto Alegre 2023 é financiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e tem o patrocínio de Sulgás, CMPC, Ventos do Sul e Randon, além do apoio de Unifértil, Grupo Zaffari, Fraport, Nutrire e Tintas Renner.
O Festival também conta com a parceria das Nações Unidas, Sistema Fecomércio, Museu do Hip Hop, Casa de Cultura Mario Quintana e Theatro São Pedro. A realização é da Virada Sustentável e Ministério da Cultura, Governo Federal.