Temporada de Feiras do Livro é intensificada em novembro
Feiras do Livro também acontecem nas unidades do SESC-RS
2 min de leitura
Em meio a um debate sobre qual o melhor local para se realizar uma feira do livro, o escritor gaúcho Airton Ortiz – que já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre - proferiu uma sentença definitiva: “os livros devem estar onde as pessoas possam tropeçar neles”.
Nesta latitude do planeta onde o frio começa a se dissipar na Primavera, ainda que a chuva insista em marcar presença, os livros vão aos poucos tomando o espaço que lhes é devido: as praças centrais das cidades.
Assim tem sido em Porto Alegre, cidade que realiza uma das mais importantes feiras do livro do Brasil. Na Praça da Alfândega, os livros se espalham e compartilham o cheiro do papel com o aroma das tradicionais árvores de jacarandá que começam a florir nesta época do ano.
A Feira do Livro de Porto Alegre iniciou em 27 de outubro e segue até 15 de novembro com uma extensa programação e uma abordagem voltada para questões contemporâneas e sociais.
A 69ª edição da Feira tem como patrono o escritor e cineasta Tabajara Ruas e programações específicas voltadas ao antirracismo, a temas da comunidade LGBTQIAPN+ e a sustentabilidade.
Para a programação completa, selecione o tipo de evento. Confira aqui
Farroupilha
Depois de uma ausência de sete anos, a 32ª Feira do Livro de Farroupilha iniciou na terça-feira (7) e segue até o dia 11 de novembro, na Praça da Emancipação, no centro da cidade.
Com o slogan Leitura e Cultura para Todos, a feira tem como patrono o escritor e jornalista Egui Baldasso.
Veja aqui a programação da Feira do Livro de Farroupilha.
Antônio Prado
De 3 a 12 de novembro o livro divide espaço com a programação do Festival Fenamassa, na Praça Garibaldi e Pátio da Prefeitura de Antônio Prado.
Veja aqui a programação da Feira do Livro de Antônio Prado.
Nova Petrópolis
De 29 de novembro a 3 de dezembro, a 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis vai reunir escritores, músicos, espetáculos teatrais, apresentações artístico-culturais, lançamentos de obras e concursos escolares.
A programação do evento na Rua Coberta visa proporcionar a todos - alunos e comunidade - o contato com o mundo mágico da literatura.
A escritora Vivi Costa, autora de obras infantis como a série “Primum – O primeiro livro do mundo”, é a patrona da 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis.
Veja aqui a programação da Feira do Livro de Nova Petrópolis.
Literatura no SESC
O SESC também se esmera em realizar feiras do livro em suas unidades com o objetivo de incentivar e despertar a formação de leitores.
Agora em novembro, pelo menos duas unidades – Ijuí e Serafina Corrêa – já estão com a programação definida e outras unidades realizam atividades literárias com caráter integrador de literatura e linguagens artísticas.
Saiba mais sobre as feiras do livro do SESC aqui