Rio Grande do Sul terá jornada cerâmica este ano
A Jornada Casa Cerâmica no Rio Grande do Sul acontece em Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre a partir de outubro
4 min de leitura
Pela primeira vez, será realizada a Jornada Casa Cerâmica no Rio Grande do Sul. A proposta envolve eventos em três cidades gaúchas: Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Em cada uma delas, haverá uma feira com atrações tanto para ceramistas como para o público que aprecia essa linguagem artística. A ideia é evidenciar o potencial da cerâmica gaúcha, que conta com centenas de ateliês.
O primeiro evento será em Caxias do Sul, em 5 de outubro, sábado, no Centro Cultural Ordovás. O próximo acontece em Porto Alegre, no dia 23 de novembro, sábado, na Casa de Cultura Mario Quintana e o último, em Novo Hamburgo, com data a ser definida.
Cada edição contará com oficinas de qualificação de técnicas, aperfeiçoamento profissional, práticas ao vivo, atrações musicais e palestras tanto para profissionais e amantes da área quanto para o público em geral.
A jornada demonstra a evolução da Feira Casa Cerâmica, que já realizou três edições na Capital gaúcha: uma em 2022 e duas em 2023. Em cada evento, participaram cerca de 30 ceramistas.
Apresentações musicais completam a programação
Sobre o projeto
A iniciativa visou consolidar a Casa Cerâmica no calendário da Capital. Agora, a ideia é expandir para outras regiões, a fim de evidenciar a maestria e o talento das centenas de praticantes desta técnica milenar. A meta é que a proposta seja uma referência na qualidade, diversidade e criatividade das peças.
O projeto é uma realização do Ateliê Le Petit Estúdio Criativo, financiado pela Lei Paulo Gustavo e selecionado em edital organizado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com apoio de instituições locais.
Reúne mulheres com diferentes expertises e envolvimento com a arte. A coordenação geral é de Michele Bloedow, sócia do Ateliê Le Petit, que além de dar aulas e cursos de cerâmica, destaca-se como empreendedora da economia criativa.
Também fazem parte da proposta: Marisa Leggerini (financeiro), que depois que se aposentou da sala de aula, descobriu o fazer cerâmico e não para de atender encomendas; Letícia Winck, design de formação, e gestora de comunicação do projeto; Nêmora Hoff, ceramista e produtora cultural de Caxias do Sul (Serra); e Analisa Eschberger, a produtora local de Novo Hamburgo (Vale do Sinos), que é ceramista profissional, com mais de 40 anos de experiência na área e dá aulas em seu próprio ateliê.
Produtoras do evento: Marisa Leggerini, Michelle Bloedow e Letícia Winck
Pesquisa sobre o universo da cerâmica no RS
O projeto contemplado no edital, inclui a realização de uma pesquisa sobre o universo de ceramistas do RS. A intenção é levantar dados para mapear possibilidades para investimentos no setor. Também coletar subsídios para que os poderes públicos dos municípios e do Estado percebam a importância dessa prática.
Atualmente, não se sabe quantas pessoas trabalham, fazem aulas ou utilizam a linguagem como manifestação artística no Estado dos gaúchos. O Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi um dos primeiros cursos superiores a oferecer aulas de cerâmica. Há diversos ateliês e escolas em cidades, principalmente da Serra e da Região Metropolitana de Porto Alegre. É notório o aumento da oferta de objetos, utensílios e esculturas feitos à mão em feiras e lojas. O interesse do público vem promovendo a abertura de escolas e cursos para se aprender técnicas variadas.
O levantamento também pretende identificar o perfil das ceramistas (a maioria é mulher), os principais desafios enfrentados por elas para se promover oportunidades para o setor. As informações coletadas ajudarão a definir preços, modelos de técnicas, possibilidades de queima entre outros parâmetros para aperfeiçoar as relações entre quem faz, quem ensina com quem desfruta dessa arte manual.
Para Michele, “compreender como o mercado opera é fundamental para balizar nossas atividades, e mais conhecimento sempre contribui para melhores decisões”. Os resultados serão divulgados no site do projeto.
Serviço
Jornada Casa Cerâmica no Rio Grande do Sul
- 5 de outubro – Caxias do Sul - no Centro Cultural Ordovás
- 23 de novembro – Porto Alegre - na Casa de Cultura Mario Quintana
- Novo Hamburgo em data a ser definida
Informações pelo fone (51) 98193 8293 e site