Publicações jurídicas são destaque na Feira do Livro de POA
Livros trazem coletâneas de artigos sobre as enchentes e sobre o papel femininos sob o olhar do Direito
2 min de leitura
ENCHENTES RS
A Coletânea "Enchentes RS" é uma obra inédita que reúne uma série de estudos e reflexões sobre as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Promovida e publicada pelo IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), esta compilação traz contribuições de 50 autores (associados do IARGS) que abordam aspectos psicológicos e legais do Direito Constitucional, Ambiental, Contratual, Trabalhista, entre outros, relacionados às enchentes.
De acordo com a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, a obra visa não apenas documentar os episódios das enchentes, mas também analisar suas causas, consequências e as medidas que podem ser tomadas para mitigar os impactos futuros. Com um enfoque multidisciplinar, a coletânea é um recurso para profissionais, acadêmicos e interessados no tema, promovendo um entendimento mais profundo sobre a calamidade pública.
A publicação, organizada pela assessora de imprensa do Instituto, jornalista Terezinha Tarcitano, contribui para a preservação da memória histórica do Rio Grande do Sul ao documentar e analisar as enchentes que impactaram o Estado.
“Essa coletânea se destaca por sua relevância social e acadêmica, contribuindo para o debate sobre um tema tão importante e atual”, destacou Sulamita Santos Cabral.
A edição e a capa do livro foram elaboradas pela editora Karla Viviane Rech, da Freepress.
LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER
O livro “Lugar de Mulher é Onde Ela quiser: você é dona de suas decisões”, em seu terceiro volume, reúne artigos de 16 mulheres que relatam seus desafios diários. Conta com o prefácio escrito pela Camila Farani, investidora, mentora e empreendedora, eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea e Empreendedora do Ano 2022 pela IstoÉ Dinheiro, na categoria Inclusão Social. “Estamos aqui para dar um basta e mostrar que juntas somos mais fortes”, afirmou.
A única gaúcha que participa da coletânea é a advogada previdenciária e empreendedora Taise Vielmo Cortes e, como ela mesmo diz, sobrevivente de câncer e de outros dissabores. Taise conseguiu dar a volta por cima quando, em 2017, recebeu o diagnóstico de tumor maligno. Mesmo sabendo que não poderia mais ser mãe, sua fé foi a sua maior aliada, fazendo valer o título de seu artigo: “O otimismo é a fé em ação”. Em 2022 sofreu um atropelamento, mas nada a fez desistir da sua vida, da sua carreira de advogada e da dança de flamenco.
Atualmente Taise é mentora de outros advogados para ajudá-los em diversas questões previdenciárias e, dessa forma, poder contribuir com sua experiência de mais de 28 anos. É CEO do Pacheco e Côrtes Advogados e de outros escritórios no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC), realizando também advocacia digital.