Projeto propõe debates culturais a partir da obra de Artemisia Gentileschi

Série de palestras falam da obra da pintora de maior relevância do período Barroco italiano e de outras mulheres silenciadas na história

Redação NBE

Redação NBE

07/03/2024
Projeto propõe debates culturais a partir da obra de Artemisia Gentileschi Helio Alexandre

2 min de leitura

O projeto Artemisia Gentileschi - cultura em circulação prevê uma série de palestras em cidades gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná e inicia com a temática sobre as faces da violência contra as mulheres através dos tempos. Todas as palestras são abertas ao público, com entrada franca.

O projeto é coordenado pela professora Cristine Tedesco, pesquisadora do tema, e inicia dia 8 de março, às 14h30min, no Instituto de Ensino Pesquisa em Psicoterapia (IEPP) campus de Bento Gonçalves.

Violências contra as mulheres no passado e na atualidade

Denominada “Violências contra as mulheres no passado e na atualidade”, a primeira palestra aborda as faces da violência contra as mulheres no passado e na atualidade – violência física, psicológica e patrimonial.

A ideia é também propor reflexões sobre as mudanças e permanências desses diversos tipos de violência na sociedade atual, com ênfase nas violências veladas, relacionamentos tóxicos e muitas vezes aceitos como “normalidade” na cultura Ocidental. Nesta e nas demais palestras, a mediação será feita pela curadora literária e mediadora de leitura Eunice Pigozzo.

A iniciativa surgiu a partir da vontade da historiadora Cristine Tedesco em democratizar os saberes transversais de sua pesquisa de doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza, que culminou com a publicação do livro Artemisia Gentileschi: trajetória biográfica e representações do feminino, em 2020.

O livro é a primeira publicação em língua portuguesa que apresenta e analisa a biografia histórica e artística, da pintora de maior relevância do período Barroco italiano, Artemisia Gentileschi, além de outras mulheres artistas e intelectuais cujas trajetórias e obras foram silenciadas pela História da Arte. Uma nova versão em e-book será lançada no início de março.

Autorretrato de mulher segurando alaúde

Artemisia Gentileschi. Autorretrato como tocadora de alaúde. Museu de Sain Louis EUA

O projeto deverá circular também pelas cidades gaúchas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Florianópolis e Curitiba sempre com a coordenação de Cristine Tedesco.

Sobre Cristi

Crsitine Tedesco lendo livros

Foto: Ana Clara Meneguzzi

Cristine Tedesco

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio com bolsa Erasmus Plus de 12 meses na Università Ca' Foscari de Veneza (2016-2017). Ela também é Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas e licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006-2011).

Seus estudos abordam o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654).

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Serra gaúcha recebe o Festival de Blues

Maior evento do gênero da América Latina inicia nesta sexta com homenagem ao berço do Blues

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

27ª Feira do Livro de Nova Petrópolis começa nesta terça-feira (19)

Entre as atrações da edição está o escritor caxiense Pedro Guerra

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Grupo de amigos cria a Viela dos Momentos Felizes

Iniciativa tem o objetivo de elevar a autoestima do bairro de Galópolis, duramente atingido pelas chuvas de maio

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail