Projeto Forqueta Cultural acontece em setembro e outubro
Entrada é gratuita e aberta à comunidade
2 min de leitura
O salão da Capela de São Valentim, no interior de Forqueta, sedia a edição de setembro do Forqueta Cultural. No próximo domingo (3) a programação reúne a comunidade e o público para uma tarde de a partir das 15h.
A entrada é gratuita e, como manda a tradição dos filós comunitários, todos são convidados a compartilhar alguma comida ou bebida para a mesa farta.
Forqueta Cultural
Nesta edição festeja-se “A Magia dos Filós”, tendo como animadores do encontro o Grupo Náni e o Felice Personne. Também será exibido o vídeo sobre a capela de São Valentim da série “As Capelas de Forqueta”. A realização é do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e da Varsóvia Educação e Cultura.
O Forqueta Cultural busca contribuir para a afirmação histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, apostando na formação de público para arte, na democratização e descentralização de acesso à cultura e na ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da valorização do patrimônio cultural.
A série de encontros deve seguir até outubro nas capelas São Roque, São Valentim e São João Batista.
Grupo de Filó Felice Personne e Grupo Náni
A participação dos grupos culturais comunitários como Grupo de Filó Felice Personne e do Grupo Náni são destaque do filó pela referência que fazem às tradições cultivadas da herança italiana no contexto da Serra Gaúcha.
As Capelas de Forqueta
Já a série de vídeos “As Capelas de Forqueta” mostra a fé e a religiosidade das comunidades de Forqueta, organizadas no entorno de suas capelas, com suas edificações religiosas, sua história e particularidades. Os documentários têm direção de Robinson Cabral, com trilha sonora composta pelo músico Rafael De Boni, imagens de Saimon Fortuna e Breno Dalla Zen.
O projeto Forqueta Cultural é uma realização do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e da Varsóvia Educação e Cultura com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, Apoio Cultural Randoncorp e Fundação Marcopolo, com Parceria da Tecbril Tecnologia em Tintas, Máquinas SanMartin, Plásticos Pisani, Voestalpine Meincol e Reflorestadores Unidos.