Oficina de Produção Cultural abre inscrições para Bento Gonçalves e região
Projeto visa disseminar informações sobre leis de incentivo cultural

2 min de leitura
Nos dias 05, 12, 26 de abril e 10 de maio, das 9h às 13h, será realizada a Oficina de Produção Cultural, na Escola de Arte Micael Biasin em Bento Gonçalves. Com 20 horas de duração, a oficina será ministrada pela historiadora e produtora cultural Cristine Tedesco*.
O objetivo é democratizar o acesso aos editais culturais das leis de incentivo vigentes, de forma que artistas e fazedores de cultura compreendam os processos necessários para acessar os recursos públicos. Além disso, a oficina dará ênfase à sensibilização dos agentes culturais para questões como acessibilidade, diversidade e inclusão, ensinando a escrever propostas sustentáveis, com viabilidade técnica, prestação de contas e métodos de captação de recursos.
As inscrições são gratuitas, com total de 10 vagas destinadas ao público de Bento Gonçalves e região: produtores culturais, artistas, músicos, escritores, curadores, cineastas, historiadores, restauradores, conservadores, artesãos, agentes culturais, gestores e fazedores de cultura em geral, com priorização de vagas para pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
Interessados devem preencher este formulário até 28/03. Os resultados serão divulgados em 01/04.
Sobre a oficina
A ideia surgiu a partir das discussões realizadas nos fóruns de cultura de Bento Gonçalves (2023) e na Conferência Estadual de Cultura (2024), em Porto Alegre, onde Cristine Tedesco foi uma das delegadas eleitas participantes. Para ela, o desconhecimento da legislação e dos editais desfavorece proponentes com boas ideias para projetos, mas inexperientes em relação às burocracias e etapas de aprovação das propostas.
Nesse sentido, a oficina de produção cultural cria condições para que mais projetos sejam contemplados, contribuindo com o fomento à economia criativa e execução de propostas que levem em conta a descentralização da cultura e dos bens culturais.
O projeto é uma realização de Ártemis - História, Arte e Cultura, e conta com apoio da Escola de Arte Micael Biasin, Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e Lei Paulo Gustavo.
*Cristine Tedesco é doutora em História pela UFRGS, especialista em Didática Museal e Percursos Táteis pela Artedata de Florença e produtora cultural com projetos aprovados em segmentos como artes visuais, patrimônio e memória, livro e literatura, música, audiovisual e agentes da cultura.
Serviço
O quê: Oficina de Produção Cultural
Quando: 05, 12, 26 de abril e 10 de maio de 2025 (sábados), das 9h às 13h
Onde: Escola de Arte Micael Biasin (Rua Júlio de Castilhos, 45, Centro, Bento Gonçalves)
Inscrições: Aqui