Obra dos Irmãos Bertussi é Patrimônio Cultural Imaterial
Músicos são considerados ícones da música tradicionalista gaúcha e referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul
1 min de leitura
O conjunto da obra musical dos Irmãos Bertussi acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Caxias do Sul.
A entrega dos certificados aconteceu no show comemorativo que encerrou as celebrações do centenário de Honeyde Bertussi realizado em Caxias do Sul no dia 13 de março de 2024.
Sobre os Irmãos Bertussi
Adelar e Honeyde Bertussi nasceram em São Jorge da Mulada, localidade de Criúva, distrito do município de Caxias do Sul. A dupla foi pioneira na valorização e difusão da música regionalista gaúcha e influenciou milhares de músicos. São considerados ícones da música tradicionalista gaúcha e referências importantes para a cultura do Rio Grande do Sul.
Os irmãos Bertussi iniciaram a carreira na década de 1950 e, ao longo dos anos, conquistaram o público com suas composições e interpretações únicas de músicas que retratam a vida no campo, as tradições gaúchas, o amor à terra e às raízes do povo gaúcho.
O Show Histórico “Centenário Honeyde Bertussi reuniu grandes nomes da música tradicionalista gaúcha como Gildinho, Edson Dutra, Renato Borghetti, César Oliveira e Rogério Melo, Fernando Montenegro e Porquinha, Chiquito, Marines Siqueira, Paulo e Gilney Bertussi, entre outros.
Contou ainda com apresentação do Quarteto de Jazz, da Orquestra Municipal de Sopros, com a participação do acordeonista Rafael De Boni e do Grupo de Danças Folclórica Os Gaudérios.
O evento marcou o encerramento das celebrações do centenário de Honeyde Bertussi.