O Enigma do Castelo

Projeto promove inclusão e acessibilidade para a literatura

Redação NBE

Redação NBE

16/09/2024
O Enigma do Castelo Reprodução

2 min de leitura

A escritora Ana Pregardier está em fase de produção do manuscrito de seu novo livro, “O Enigma do Castelo”, que promete revolucionar a forma como os leitores interagem com a literatura. Com recursos da Lei Paulo Gustavo, a obra propõe uma experiência lúdica ao convidar os leitores a tomarem decisões que moldam o rumo da narrativa desde a primeira página.

O objetivo, segundo a autora, será não somente promover a experiência literária dos leitores, mas também promover um debate essencial sobre acessibilidade na literatura contemporânea. O proponente é o produtor cultural André Machado, da Printcenterbr.

Ana Pregardier, que já publicou 51 livros, é especialista em obras multiverso, no qual o leitor escolhe o final da história, resultando em diferentes narrativas e finais únicos e permitindo uma nova experiência a cada leitura. “Trata-se de múltiplos universos narrativos”, resumiu.

Com lançamento dedicado especialmente ao público jovem entre 12 e 18 anos, “O Enigma do Castelo” abordará temas amplos, como amizade, identidade, coragem e amor. A trama mergulha os leitores em uma jornada repleta de mistério e aventura, incentivando-os a refletir sobre suas escolhas.

Formação para acessibilidade

O projeto também prioriza a acessibilidade literária. Parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo será destinada à consultoria especializada em acessibilidade, conduzida por Mimi Aragón da Ovni Acessibilidade. Segundo Ana Pregardier, trazer inclusão e acessibilidade para a literatura é algo que beneficia a todos.

Curso de formação

“Como Pensar Acessibilidade na Literatura” é o novo curso gratuito on-line, que acontece de 16 a 20 de setembro, ao vivo, às 12h pelo Instagram do projeto.

Card Como Pensar Acessibilidade na Literatura

O curso é dirigido para escritores, professores, pesquisadores e artistas que querem aprender a transformar suas obras literárias em conteúdos acessíveis e descobrir técnicas e práticas essenciais à inclusão literária A expectativa é formar entre 50 e 250 profissionais diretamente e alcançar até 1.250 indiretamente.

Programação

  • 16/09 às 12h - Falando sobre acessibilidade
  • 17/09 às 12h - Terminologias e 2 polos capacitistas
  • 18/09 às 12h - Recursos de acessibilidade e instrumentos
  • 19/09 às 12h - Linguagens e comunicação
  • 20/09 às 12h - 10 dicas para uma escrita acessível

Mais informações e inscrições aqui

Lives para a escrita acessível

Todos os domingos, até dia 22 de dezembro, estão sendo realizadas lives, às 18h, pelo perfil do Instagram. Haverá um intérprete de libras e audiodescrição feita pelos participantes.

As lives serão divididas em dois tipos: convidado e escritora. Os convidados são especialistas em acessibilidade ou pessoas PCDs envolvidas na cultura que dialogarão com a escritora sobre o tema e como isso se relaciona com uma escrita acessível. A escritora compartilha com o público todos os processos e passos que está fazendo para escrever o livro.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Serra gaúcha recebe o Festival de Blues

Maior evento do gênero da América Latina inicia nesta sexta com homenagem ao berço do Blues

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

27ª Feira do Livro de Nova Petrópolis começa nesta terça-feira (19)

Entre as atrações da edição está o escritor caxiense Pedro Guerra

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Grupo de amigos cria a Viela dos Momentos Felizes

Iniciativa tem o objetivo de elevar a autoestima do bairro de Galópolis, duramente atingido pelas chuvas de maio

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail