Monólogo "Um Passarinho Me Contou" vira livro
Pássaros são protagonistas para instigar a relação com a natureza

3 min de leitura
Ator e contador de histórias com passagens pelos grupos Quiquiprocó, A Gangorra e Tem Gente Teatrando, Darlan Gebing estreia um novo capítulo de sua carreira artística: a literatura infantil.
Adaptação de monólogo homônimo, o livro ilustrado "Um Passarinho Me Contou" será lançado neste sábado, 07 de outubro, às 16h, com distribuição gratuita ao público no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando.
O livro traz a história de Bernardo, um menino curioso que é apaixonado por pássaros e anota tudo o que aprende sobre as aves em seu caderninho. Entre as histórias contadas pelo menino estão a do João de Barro, exímio construtor de casas, a do Chupim, que coloca seus ovos nos ninhos de outros pássaros, e a do Beija-Flor, que se apaixona por uma flor de plástico.
De forma lúdica, o personagem estabelece um diálogo com crianças em fase de alfabetização, instigando a importância de repensarmos nossa relação com a natureza.
"A escolha dos pássaros como protagonistas se deu por meio das poesias do Manoel de Barros, que traz muitos elementos da natureza em sua obra. A gente incluiu também esse menino curioso, o Bernardo, que dedica sua vida a conhecer os pássaros e criar histórias. O movimento estético que o projeto quer causar é fazer com que as crianças se aproximem da natureza. Queremos que elas voltem para casa observando os pássaros, sendo mais sensíveis, pois a forma com que estamos nos relacionando com a natureza atualmente não é a mais saudável", destaca Darlan.
As ilustrações são assinadas por Vini Agliardi, designer apaixonado pelo universo infantil que já deixou seu traço em "A Caixa Dourada" (2019) e "O Príncipe Que Não Gostava de Estudar" (2021).
Já o texto do livro é uma adaptação do espetáculo criado em 2022 por Gebing, sob direção de Aline Tanaã. A montagem já foi apresentada nos festivais Caxias em Cena, Aldeia Sesc, Capão em Cena e Ocupa Quindim, além de circulação por unidades do Sesi São Paulo em setembro deste ano.
A sessão de autógrafos de "Um Passarinho Me Contou" é o ponto alto de um projeto de circulação do espetáculo por escolas públicas e entidades assistenciais que iniciou nesta segunda-feira (2) e vai contemplar mais de 2 mil crianças e adolescentes.
"A ideia do projeto foi a de contemplar crianças e adolescentes que nem sempre têm a oportunidade de frequentar um teatro. Por isso escolhemos escolas distantes do centro, em comunidades do interior e também os centros assistenciais e de fortalecimento de vínculos. É importante democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao teatro e à literatura", complementa o agora escritor.
O projeto de circulação do espetáculo e lançamento do livro "Um Passarinho Me Contou" conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon.
Sobre os artistas
Darlan Gebing Scheid é ator, arte-educador, produtor cultural e contador de histórias.
"Um Passarinho Me Contou" é sua primeira obra literária. O trabalho é uma adaptação do seu primeiro monólogo teatral infantil, de mesmo título.
Atuou com as companhias teatrais Grupo Quiquiprocó, Tem Gente Teatrando e A Gangorra. Atualmente, segue pesquisando as artes da cena e atuando na Trupe de Maricas.
Vini Agliardi trabalha no desenvolvimento de ilustrações e projetos gráficos para livros, marcas e embalagens.
É um grande apaixonado por criações e também pelo universo infantil. Cresceu rabiscando pelas páginas dos cadernos, vendo rostos em objetos e personagens em todos os lugares.
Serviço
:: O que: lançamento do livro "Um Passarinho Me Contou" (Ed. do Autor, 2023, 22 p.), de Darlan Gebing, ilustrado por Vini Agliardi.
:: Quando: sábado, 07 de outubro, às 16h.
:: Onde: Espaço Cultural Tem Gente Teatrando (Rua Regente Feijó, 37, bairro Rio Branco), em Caxias do Sul.
:: Quanto: distribuição gratuita.