Marilia Frosi Galvão lança livro de crônicas
Segundo livro da escritora caxiense traz a reflexão de que Tudo é Momento
3 min de leitura
Seriam crônicas, resenhas ou ensaios? A escritora Marilia Frosi Galvão não se restringe a definições. Em seu novo livro, “Tudo é Momento”, mistura estilos literários com a mesma destreza com que descontrói conceitos prontos reproduzidos na sociedade.
A obra, a segunda da autora caxiense, foi lançada em setembro em noite de autógrafos, e terá sessão de autógrafos na Feira do Livro de Caixas do Sul no dia 12 de outubro – sábado – às 17h .
Sobre o livro
Recheado com 200 páginas, o novo livro agrega 40 textos da autora. Para simplificar, serão conceituados como crônicas. Sabores, saberes e encantos se entrelaçam em textos confessionais. Marilia não escreve. Ela conversa com o leitor. Troca. Desabafa. Conjectura. Instiga. Nas reticências, deixa espaço para a interlocução com o público, ou mesmo com a sua... consciência.
Marilia tem a capacidade de extrair beleza lírica da vida comum, do cotidiano, do trivial. Tem um olhar aguçado que exprime sentido e reflexões daquilo que poucos enxergam. Nas páginas da obra, fluem temas ligados à literatura, a uma Caxias do passado, a lembranças desde a infância, a temperos gastronômicos, praia, moda, leituras, liberdade feminina.
Ao ler esta obra, o leitor será conduzido a um passeio em um tempo em que o amor rege as relações, o entusiasmo dita o ritmo dos dias e a sutileza das palavras toca as profundezas d’alma.
“Eu demonstro uma preocupação com o tempo. Mas, afinal, o que é o tempo? A gente passa pelo tempo ou o tempo passa por nós? A gente lembra de momentos e não dos dias. A vida é uma sequência de momentos, alguns deles ficam cravados em nossa lembrança”, teoriza a autora.
O livro “Tudo é Momento” recebeu financiamento via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal, vinculada à prefeitura de Caxias do Sul, e conta com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon e da Imobiliária Bento Alves.
Sobre a autora
Marilia tem o poder de encantar tanto pessoalmente quanto em sua produção literária. Parece fisgada de um filme parisiense, com o glamour de quem sabe utilizar a moda, seu estilo pessoal e generosas doses de carisma para criar uma persona singular. Ler seus textos é tão descortinador de sua percepção de mundo quanto seria desfrutar do privilégio de conversar com ela em um café francês, ou mesmo em Caxias do Sul.
A obra “Tudo é Momento” dá sequência à imersão literária de Marilia Frosi Galvão após um hiato de oito anos, desde a publicação de seu livro de estreia, intitulado “Fagulhas”, também de crônicas, em 2016.
A escritora mergulhou no universo da escrita e produção de textos autorais após a transição de carreira, como conceitua o processo de sua aposentadoria. Tendo dedicado sua carreira profissional a atuar em escolas como professora de português e literatura (para o Ensino Médio) e técnicas de redação (para estudantes do pré-vestibular), só na maturidade a autora conseguiu dedicar-se com mais afinco à sua paixão pelos livros. Não apenas como leitora, característica sua desde a infância, mas também, e sobretudo, como escritora.
O tempo livre permitiu que Marilia mergulhasse em oficinas literárias e de crônicas com autores locais e gaúchos, além de encontros com escritores na região e no país. Era preciso exercitar a escrita. E, assim, a cronista emergiu, “desabrochou”, como define.