Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa

Livro Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul será lançado durante a Feira do Livro de Caxias do Sul

Redação NBE

Redação NBE

08/10/2024
Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa Reprodução

2 min de leitura

Será lançado na quarta-feira, dia 9, às 18h, no Espaço 1 da Feira do Livro, “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”.

A publicação é organizada pelos arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez, reunindo textos de Fábio Vanin, Lucas Fehr, Lucas Volpatto e José Clemente Pozenato.

Depois do lançamento na Feira caxiense, o livro ganha novo momento de lançamento domingo, dia 13, às 16h, no Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, quando também será realizado um bate-papo com os autores.

Sobre o livro

“Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul” convida o leitor a explorar a trajetória da Maesa, Metalúrgica Abramo Eberle S.A., um marco industrial de Caxias do Sul, e a refletir sobre seu futuro como patrimônio cultural. Aborda o legado histórico, a memória industrial e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único.

Além de discutir sua preservação, sugere possibilidades de reabilitação para uso comunitário, enriquecido por fotografias e textos de diversos arquitetos e também o escritor José Clemente Pozenato. No conjunto da obra, uma perspectiva de aprofundamento sobre a relevância e importância desse patrimônio para Caxias do Sul e a região.

O livro também deriva de um extenso trabalho realizado pelo Vazquez Arquitetos, com mais de 4000 horas técnicas de trabalho desenvolvidas para Plano Geral da Maesa, trazendo agora referências deste trabalho para o acesso do público.

Assim, se organiza em cinco capítulos, sendo que os quatro primeiros abordam os diversos aspectos culturais, arquitetônicos e da perspectiva da memória que fazem a Maesa ser um patrimônio cultural para Caxias do Sul.

No quinto capítulo, o livro tem como complemento textos sobre a Maesa assinados pelo escritor José Clemente Pozenato. Tudo isso numa linguagem acessível, com recursos visuais de fotografias e prospecções arquitetônicas sobre futuros possíveis para o espaço.

A publicação é lançada pela Editora Ueba e tem uma tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. O projeto “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”, está sendo realizado com recursos do Edital 01/2023 Financiarte da Secretaria Municipal de Cultura.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Serra gaúcha recebe o Festival de Blues

Maior evento do gênero da América Latina inicia nesta sexta com homenagem ao berço do Blues

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

27ª Feira do Livro de Nova Petrópolis começa nesta terça-feira (19)

Entre as atrações da edição está o escritor caxiense Pedro Guerra

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Grupo de amigos cria a Viela dos Momentos Felizes

Iniciativa tem o objetivo de elevar a autoestima do bairro de Galópolis, duramente atingido pelas chuvas de maio

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail