Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa
Livro Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul será lançado durante a Feira do Livro de Caxias do Sul
2 min de leitura
Será lançado na quarta-feira, dia 9, às 18h, no Espaço 1 da Feira do Livro, “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”.
A publicação é organizada pelos arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez, reunindo textos de Fábio Vanin, Lucas Fehr, Lucas Volpatto e José Clemente Pozenato.
Depois do lançamento na Feira caxiense, o livro ganha novo momento de lançamento domingo, dia 13, às 16h, no Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, quando também será realizado um bate-papo com os autores.
Sobre o livro
“Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul” convida o leitor a explorar a trajetória da Maesa, Metalúrgica Abramo Eberle S.A., um marco industrial de Caxias do Sul, e a refletir sobre seu futuro como patrimônio cultural. Aborda o legado histórico, a memória industrial e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único.
Além de discutir sua preservação, sugere possibilidades de reabilitação para uso comunitário, enriquecido por fotografias e textos de diversos arquitetos e também o escritor José Clemente Pozenato. No conjunto da obra, uma perspectiva de aprofundamento sobre a relevância e importância desse patrimônio para Caxias do Sul e a região.
O livro também deriva de um extenso trabalho realizado pelo Vazquez Arquitetos, com mais de 4000 horas técnicas de trabalho desenvolvidas para Plano Geral da Maesa, trazendo agora referências deste trabalho para o acesso do público.
Assim, se organiza em cinco capítulos, sendo que os quatro primeiros abordam os diversos aspectos culturais, arquitetônicos e da perspectiva da memória que fazem a Maesa ser um patrimônio cultural para Caxias do Sul.
No quinto capítulo, o livro tem como complemento textos sobre a Maesa assinados pelo escritor José Clemente Pozenato. Tudo isso numa linguagem acessível, com recursos visuais de fotografias e prospecções arquitetônicas sobre futuros possíveis para o espaço.
A publicação é lançada pela Editora Ueba e tem uma tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. O projeto “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”, está sendo realizado com recursos do Edital 01/2023 Financiarte da Secretaria Municipal de Cultura.