História e benefícios do termalismo é tema de livro
Jornalista Mário Xavier lança e-book sobre termalismo no Brasil com destaque para as águas de Caldas da Imperatriz
3 min de leitura
“Caldas da Imperatriz e o termalismo pioneiro no Brasil: Linha do Tempo 1818-2024” é o e-book que o jornalista Mário Xavier está lançando pela Redactor Comunicação com download gratuito NESTE ENDEREÇO, da plataforma científica Zenodo.
O formato do livro e sua linguagem jornalística visam beneficiar a comunidade escolar, pesquisadores, público leigo e todos os interessados no tema da saúde, do bem-estar e do termalismo em particular.
“Nosso objetivo foi disponibilizar um livro de 77 páginas, de fácil leitura, com uma linha do tempo que pontua em cerca de 50 marcos e 50 imagens alguns dos principais momentos desta história que merece ser compartilhada pela riqueza, a beleza e o pioneirismo que representa para a saúde, a cultura e o turismo termal catarinense. Desenvolvemos uma grande reportagem que incluiu um amplo e criterioso processo de pesquisa e edição. A publicação sintetiza os principais marcos do Termalismo do munícipio desde 1818 até os dias de hoje, de forma didática, fidedigna e ricamente ilustrada”, afirma o autor Mário Xavier, que tem 39 anos de atuação profissional em Santa Catarina.
O e-book traz 45 weblinks que possibilitam aos leitores o acesso a inúmeras fontes de referência, incluindo documentos públicos, livros, artigos, teses, dissertações e monografias relacionados ao tema.
No prefácio do e-book, o professor doutor Fernando Hellmann destaca: “com uma narrativa didática e fundamento sólido, o autor confere uma dimensão educacional e cronológica notável ao tema. Assim, recomendo com entusiasmo essa importante obra, que sem dúvida enriquecerá a compreensão e apreciação do Termalismo em nosso país, especialmente em Santa Catarina”.
Hellmann é pesquisador em Balneoterapia e Termalismo Social, doutor em Saúde Coletiva, mestre em Saúde Pública, graduado em Naturologia e docente no Departamento de Saúde Pública e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pioneirismo do termalismo no Brasil
A fonte de Caldas da Imperatriz foi a primeira oficialmente reconhecida no Brasil por Dom João VI, em 1818, e o atual Hotel Caldas da Imperatriz foi inaugurado inicialmente como o primeiro Hospital Termal do país, em 1845, pelo imperador Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina.
Para a criação do e-book, o jornalista Mário Xavier entrevistou e agregou informações e imagens das mais qualificadas – e atualizadas – fontes catarinenses e nacionais.
A obra aborda o tema do Termalismo sob diversas vertentes: histórica, geológica, ambiental e dos benefícios à saúde, compilando também marcos literários, acadêmicos, culturais e os relacionados ao turismo de Santo Amaro da Imperatriz e suas reconhecidas águas termominerais.
O projeto foi viabilizado através de Edital da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, realizado pela Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz e contou com apoio cultural do Sicoob Crediaraucária. Conta também com um arquivo acessível com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Link para download gratuito do e-book aqui