Festival Virada Sustentável divulga programação
Movimento de mobilização para a sustentabilidade, a Virada Sustentável de Porto Alegre acontece de 4 e 10 de novembro com entrada gratuita
4 min de leitura
A Virada Sustentável movimenta mais uma vez Porto Alegre com um calendário de eventos diverso e distribuído em diferentes pontos da Capital, entre os dias 4 e 10 de novembro.
Na programação, há atividades para todas as idades e públicos, em lugares marcantes da Capital, como Casa de Cultura Mario Quintana, Orla do Guaíba, Instituto Caldeira e Largo dos Açorianos, todas com entrada gratuita.
O festival ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em Porto Alegre, a Virada Sustentável chega à sua nona edição com atividades culturais e artísticas para promover a conscientização ambiental e social. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.
A Virada Sustentável 2024 é financiada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores da Virada Sustentável de Porto Alegre Sulgás, Coopernorte, Statkraft, DLL e Zaffari, com apoio de Tintas Renner, AgiBank e Prefeitura de Porto Alegre.
Conheça as principais atrações
Lupi, a grande estrela
O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues será o grande homenageado da Virada Sustentável de 2024. O evento chega a sua nona edição em 2024 entregando para a Capital mais um painel da série Personagens, que já marcou a cidade com os murais do ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE, em 2022, e da ginasta Daiane dos Santos, em uma parede de 50m no edifício da Fecomércio, em 2023. Assim como nos outros painéis, Kelvin Koubik será o responsável pelo projeto artístico.
Microfloresta
A microfloresta urbana Miyawaki é uma solução baseada na natureza, eficaz no combate às mudanças climáticas e no fortalecimento da biodiversidade. Neste ano, a VS plantará em parceria com Instituto TodaVida a segunda Microfloresta do festival. São 300 mudas de árvores nativas em um espaço de 100m².
Fronteirinhas
Atividade inaugural da VS 2024, a atividade acontece na programação da Feira do Livro de Porto Alegre. O Fronteiras Educação, módulo educacional do Fronteiras do Pensamento, oferecerá 4 aulas com o tema “Sustentabilidade nas Cidades”.
Um público de 400 estudantes de 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental de escolas atingidas pela enchente de maio participarão das atividades, que serão ministradas por Julia Caon Froeder, com curadoria e textos da jornalista e escritora Lu Thomé. As cartilhas, que serão distribuídas aos alunos gratuitamente, terão a assinatura da agência Canhotórium.
Exposição Antártida
Exposição fotográfica assinada por Pedro Longhi, diretamente do continente mais austral do planeta para a Orla do Guaíba. As fotos ficarão expostas no píer do Gasômetro. As imagens retratam toda a energia da região mais fria do mundo, junto de textos reflexivos que, com dados climáticos, expõem os perigos do futuro da Antártida.
Águas de maio
Propondo uma reflexão sobre a enchente que atingiu Porto Alegre em maio de 2024, o projeto fará a instalação de 10 placas permanentes, assinadas pelo artista plástico Vinicius Vieira, em lugares simbólicos que testemunharam o alagamento histórico.
Mural águas de maio
Obra de arte urbana em aço corten que rememora a enchente de 2024 em Porto Alegre, desenvolvido também pelo artista Vinicius Vieira. O mural de 4 x 1,60m será instalado no Instituto Caldeira, localizado no 4º Distrito, um dos bairros mais afetados pelos alagamentos na Capital.
Kombina
O Projeto Kombina celebra seus 10 anos com o evento Kombinada Cultural, que se inicia na Casa de Cultura com a entrega do Prêmio Pandorga. A distinção vai homenagear professores do RS que tenham desenvolvido projetos de leitura em 2024. Principal atração voltada ao público infantil, o evento também ocupará o Largo dos Açorianos com espaços brincantes, espetáculo interativo sobre questões climáticas e sustentáveis, voltado para as infâncias e livre para todos os públicos.
Noite iluminada
O evento já faz parte do calendário cultural de Porto Alegre e será realizado no dia 9 de novembro, um sábado. Serão apresentados fragmentos do documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, projetados na Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos, em formatos especiais, embaladas por apresentações musicais. O visual cênico é assinado pela artista visual Jana Castoldi.
Mostra de Cinema Virada Sustentável
A Casa de Cultura Mario Quintana, que foi duramente afetada durante a enchente de maio de 2024, será palco, entre os dias 09 e 10 de novembro (sábado e domingo), do lançamento de dois filmes que repercutem a causa socioambiental. Também haverá a reexibição de três filmes, seguidos de debate com os realizadores e convidados.
Entre os títulos, o filme Confissões de um Sofredor (2022), que retoma a vida de Lupicínio Rodrigues e só foi exibido duas vezes em Porto Alegre.
Acessibilidade
Os eventos artísticos da Virada contam com recursos de acessibilidade, sinalização para PCDs, libras, audiodescrição ou legendagem e são realizadas em locais acessíveis. As instalações de arte urbana e artes visuais terão placa com QR Code remetendo para a audiodescrição das obras, o que pode ser acessado pelo celular.
Acompanhe a programação aqui