Exposição itinerante comemora “40 anos de Radicci”
Cartunista Iotti também autografa Radicci Quattro em feiras do livro
2 min de leitura
O cartunista Carlos Henrique Iotti comemora seus 40 anos de carreira com a exposição “40 anos de Radicci”, que reúne mais de 80 obras, desde originais em aquarelas a pinturas em acrílico representativas do universo do personagem e sua família composta ainda por Genoveva, Guilhermino e Nôno.
Sobre a exposição
Dentre as obras expostas está a primeira tira, desenhada em 1983, onde o personagem se chamava Ambrósio Marcón e ainda era uma espécie de herói colonial, que, ao comer uma folha de radicci, se transformava no Capitão Radicci. As capas originais dos Gibizons do Radicci, capas de livros e originais publicados em jornais integram a mostra.
Caxiense de nascimento, Iotti inicia a itinerância de sua exposição pela cidade natal, no dia 29 de setembro, às 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, até o dia 26 de outubro.
A mostra faz parte das atividades da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece na Praça Dante Alighieri. No dia 01 de outubro às 16h, no Palco da Feira do Livro Iotti participa do painel "Radicci: Criador e Criatura" com o ator Jonas Piccoli, do Grupo UEBA, que encarna o personagem Radicci nos palcos, e às 18h autografa o livro “Radicci Quattro”.
De Caxias, a exposição segue para Santa Maria e depois para Porto Alegre, na Bottega Del Mare. As datas ainda não estão definidas.
No dia 02 de novembro, às 17 horas, Iotti participa de sessão de autógrafos do livro Radicci Quattro na Feira do Livro de Porto Alegre.
O personagem anti-herói da colônia italiana do nordeste gaúcho continua sendo produzido diariamente por Iotti - de forma ininterrupta - nesses quarenta anos, sendo publicado em jornais e portais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das redes sociais.