Exposição homenageia obra de escultora caxiense
Corpo e Matéria na Obra de Dilva Conte mostra parte do acervo, que inclui esculturas como a Beatrice, instalada em tamanho real na Praça Dante Alighieri

2 min de leitura
A exposição Corpo e Matéria na Obra de Dilva Conte será aberta ao público no dia 15 de março e fica em cartaz na Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho até o dia 13 de abril.
A artista plástica Dilva Conte (Caxias do Sul, 1931-2018) dedicou-se à arte, mais especificamente à escultura, durante boa parte dos 87 anos de sua vida.Em 1995 cursou História da Arte e Escultura na UCS, no programa Universidade da Terceira Idade, onde desenvolveu sua paixão na área da escultura. Foi aluna de mestres da escultura como Bez Batti e Xico Stockinger, além dos estudos com professores e artistas locais, desenvolvendo mais de uma centena de obras.
Sobre a exposição
A exposição Corpo e Matéria na Obra de Dilva Conte faz um recorte sobre a materialidade da sua obra e a representação humana em trinta obras escultóricas em bronze, terracota e gesso, além da reprodução fotográfica de seis obras públicas instaladas na cidade e região.
Conforme a curadora da exposição, Silvana Boone, professora nos Cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, Dilva Conte nos dá uma lição de vida ao trazer a arte na sua essência através da tridimensionalidade.
“A partir do seu olhar ímpar sobre a vida, a literatura e as pessoas, criou um universo em três dimensões e, generosamente, produziu e ofereceu suas obras mais significativas para a cidade onde nasceu e viveu, para que assim, sua arte fosse vista e vivida também pelos outros. Dilva nos ofereceu a possibilidade de nos sentarmos ao lado de Beatrice, musa de Dante Alighieri, na praça que o homenageia no centro de Caxias do Sul, e nos emociona com seu anjo Samuel abençoando os caminhos de quem tem a dor como seu companheiro ao se despedir de alguém querido no seu momento derradeiro”.
Sobre a curadoria
Silvana Boone é Doutora em Artes Visuais pelo PPGAVI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Licenciada em Educação Artística (UCS). Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul desde 1995, curadora e crítica de arte.
Serviço
Abertura: Sábado, dia 15 de março de 2025, às 15h30min
Visitação: De 15 de março a 13 de abril de 2025, segundas das 9h às 16hs, terças a sextas-feira das 9h às 22h, sábados, domingos e feriados das 14h às 22h.
Local: Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.