Ermi e Domenica lançam EP
Músicas em ritmos diversos para manter vivas as raízes ítalo-gaúchas
2 min de leitura
Manter vivas as raízes ítalo-gaúchas, revivendo memórias afetivas junto ao público da terceira idade e apresentando músicas folclóricas para as novas gerações. Esse é o propósito da dupla Ermi e Domenica, que lançou seu primeiro EP no dia 18 de setembro no canal Ermi Coelho e Domenica Favero no Youtube.
Intitulado "Cruzando Fronteiras", o trabalho reúne cinco faixas autorais, percorrendo ritmos como valsa, marcha e chamamé.
Parceiros musicais desde 2021, os artistas trazem bagagens culturais distintas.
Ermi e Domenica
Ermi Coelho, 68 anos, é natural de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, e pratica acordeon desde a adolescência. Trabalhou como radialista por mais de três décadas, participou de conjuntos de música tradicionalista e ganhou prêmios em rodeios e invernadas de CTG.
Domenica Fávero é de Bento Gonçalves e descendente de imigrantes italianos. Cantora e compositora, pesquisa desde a década 1980 as manifestações musicais em Talian, das irreverentes canções entoadas em festas coloniais às cantigas infantis.
"Escolhemos músicas que valorizassem nossas raízes gaúchas e italianas. É um trabalho que busca preservar o idioma Talian, sem deixar de lado a essência gaúcha do acordeon", destaca Ermi.
"Queríamos deixar registradas nossas músicas autorais. Faço esse resgate das raízes desde os anos 1980, com registro em CDs e apresentações, sempre no Talian. É importante a preservação da nossa língua e dos nossos costumes", complementa Domenica.
Além de "Cruzando Fronteiras", faixa em ritmo chamamé que empresta seu título ao projeto, Ermi e Domenica apresentam as canções "Megera" (valsa), "Saga del Bep" (valsa), "Adesso sempre e domani" (marcha) e "Tomba veccia" (valsa).
As gravações, feitas no estúdio Vinicius Modelski, contaram com o apoio do músico uruguaio Luís Alberto dos Santos Gonzales no violão e no bandoneon e de Vinício dos Santos Junior na guitarra e no baixo.
O projeto "Cruzando Fronteiras" conta com recursos do edital 2022 do Financiarte - Financiamento da Arte e Cultura Caxiense.
Sobre os artistas
Apresentador da Rádio Aparados da Serra, de Bom Jesus, por 36 anos, Ermi Coelho é músico desde a adolescência. Participou de vários conjuntos musicais, com destaque para Os Irmãos Coelho, Sinuelo dos Pampas e Os Seresteiros.
Apresentou músicas de sua autoria na Tertúlia do Rodeio Internacional de Vacaria, conquistando o segundo lugar com a canção “Tropas de Saudade”. Participou de invernadas de CTG e ganhou prêmios de concursos musicais de acordeon.
Domenica Fávero é empresária, cantora e compositora. Pesquisadora dos costumes dos imigrantes italianos há quatro décadas, foi pioneira ao gravar em CD, em 1998, músicas cantadas em talian que pertenciam apenas à tradição oral, sem registros anteriores em disco.
Além das irreverentes canções de festas coloniais, lançou o CD “Canta bambino”, resultado de pesquisa sobre cantigas italianas para crianças. Participa ativamente de festivais de folclore com músicas autorais, tendo já sido premiada por sua obra.