Biblioteca Humana abre livros de vida
Caxias do Sul realiza sua terceira edição no dia 01 de outubro
2 min de leitura
A ideia de Biblioteca Humana surgiu em Copenhagen, na Dinamarca, no ano 2000 com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão.
Com o lema “Não julgue um livro pela capa!”, a iniciativa oferece aos participantes a escolha de livros e o encontro com pessoas reais que compartilham suas histórias de vida (livros humanos) sobre o tema abordado.
Nas bibliotecas humanas cada pessoa se oferece como um livro humano de maneira voluntária e gratuita.
Biblioteca Humana de Caxias do Sul
A iniciativa se espalhou pelo mundo e vem ganhando diferentes versões. Desde 2021 está presente na Feira do Livro de Caxias do Sul, por iniciativa de produtores culturais que convidam personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e compartilharem com o público. Além das (necessárias) trocas humanas, o projeto tem o objetivo de remover preconceitos e incentivar o diálogo.
Nesta terceira edição, em 2023, a Biblioteca Humana de Caxias do Sul vai acontecer no dia 01 de outubro, às 15 horas, no lounge da Feira do Livro, e traz os temas da inclusão e do etarismo, tendo como personagens convidados Cleo Araújo e Marte Fros Guerreiro.
A ativista LGBTQIA+ e presidenta da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais, Cleo Araújo, compartilha suas vivências de preconceito e inclusão tendo como tema Por mais cores no mundo.
O publicitário e artista plástico natural do Uruguai, Marte Fros Guerrero traz sob o tema Juventude Acumulada, suas vivências e suas experiências com o etarismo.
A participação é aberta, gratuita e sempre repleta de interação com o público. Escritores locais são especialmente convidados para transformar os relatos em textos livres através de seu talento pessoal.
Nesta edição, foram convidados os escritores/poetas Paulo Damin, Marilia Frosi Galvão, Bernadethe Zardo, José Otavio Carlomagno, Juliano de Ros, Erni Sabedot e Alessandra Rech. O material produzido será divulgado no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do FB: BIBLIOTECA HUMANA - CAXIAS DO SUL.
A iniciativa da Biblioteca Humana de Caxias do Sul é do produtor cultural Claudio Troian (Amigo do Livro de Caxias do Sul -2021) e da produtora cultural Vera Mari Damian (jornalista e escritora), com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.