Aldeia Sesc espalha Brasilidades pelo RS
Arte, cultura e diversidade são as marcas da Aldeia Sesc em 2023
2 min de leitura
A edição 2023 da Aldeia Sesc de Caxias do Sul encerrou no domingo, 12 de novembro encantando o público com a brasilidade e a combinação harmônica de atrações tão diversas como unir uma banda marcial com vocalistas de música sertaneja.
O vento e a chuva resolveram marcar presença e obrigaram a suspensão de algumas atrações no sábado, como a esperada apresentação do grupo teatral Ói Nóis Aqui Traveiz que, afinal, não pode ser realizada em função do clima. Mas nada que tirasse o brilho conjunto do Festival Cultural que reuniu milhares de pessoas em torno das mais de 100 atrações gratuitas na edição deste ano.
Agora, Novo Hamburgo se prepara para receber o Festival cultural Aldeia Sesc entre os dias 16 e 19 de novembro. Atrações gratuitas contemplam show de Tati Portella, tributo a Tim Maia e o espetáculo musical “A Sbørnia Kontra`Atracka”
A programação inclui teatro, música, artes visuais e contação de histórias. A agenda acontece, principalmente, na Praça do Imigrante, mas também há atividades previstas em escolas, na Casa das Artes, na Praça da Juventude e no Sesc Novo Hamburgo. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades” e teve a identidade visual criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.
Atrações
Nacionalmente conhecida pela trajetória de 17 anos junto à banda Chimarruts, a potência vocal de Tati Portella é um dos destaques da edição. A artista apresentará sucessos da carreira logo no primeiro dia do festival, 16, com show na Praça do Imigrante às 19h30. Na sequência, a comunidade poderá prestigiar a apresentação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.
Dentre os destaques da sexta-feira, dia 17, está o espetáculo de dança “Cotidiano Urbano”, trabalho do grupo Restinga Crew que venceu o Prêmio Açorianos de Dança em 2022 e traduz uma realidade de vulnerabilidade social e arte de rua embalada pelo hip hop. A atração tem início às 17h, na Praça do Imigrante, e, mais cedo, às 12h, os artistas realizam uma oficina de hip hop na Escola Martha Wartenberg. Às 20h, na sexta, a Praça também recebe o show “Ialodê”, com Loma, Nina Fola, Marietti Fialho e Glau Barros, quatro das principais vozes da música negra do Rio Grande do Sul, em uma apresentação embalada por samba, reggae e maçambique.
Já no sábado, dia 18, no mesmo local, a principal atração é o espetáculo teatral musical “A Sbørnia Kontra`Atracka” às 20h. Hique Gomez e Simone Rasslan estrelam a continuação do clássico do teatro gaúcho “Tangos e Tragédias” que revisita o universo da Sbørnia, país fictício que há décadas encanta e diverte o público com canções, causos e muita comédia.
A programação da 4ª Aldeia Sesc Novo Hamburgo encerra no domingo (19), com um show tributo a Tim Maia repleto de clássicos deste que é um dos principais nomes da música brasileira.